10 pontos estratégicos para o planejamento da sua farmácia
O planejamento da drogaria para 2019 é fundamental para o sucesso da empresa no ano que está prestes a iniciar. A antecipação para desenvolver os planos e as diretrizes é muito importante para saber o que deve ser feito para alcançar os objetivos.
Essa é a etapa mais importante para garantir que as metas e sucesso da empresa sejam alcançados no próximo ano. Veja dicas para desenvolver o planejamento da drogaria para 2019!
Defina os objetivos com clareza
O planejamento da drogaria para 2019 deve iniciar com os objetivos claros para toda a equipe. Como gestor, você deve ser um dos principais responsáveis por definir os objetivos e alinhá-los com as necessidades do negócio.
Lembre-se que toda a equipe deve estar ciente das metas e cada colaborador deve entender qual sua contribuição para construir o todo dentro dos prazos definidos.
Mensure os resultados
O planejamento da drogaria para 2019 já deve contemplar a mensuração dos resultados. Dependendo das ações planejadas, você terá metas semanais, mensais e até anuais.
É importante dividir as metas em tarefas diárias para facilitar a realização. Lembre-se que todos devem estar comprometidos com as metas para contribuir com a construção do negócio.
Avalie o planejamento com frequência
O acompanhamento desses resultados é fundamental para que o processo alcance os objetivos dentro do período determinado. Isso ajudará a fazer mudança de rota, se for necessário.
O planejamento da drogaria deve ter um norte muito bem traçado, mas isso não assegura que as ações nunca precisem ser revistas. E é imprescindível saber reavaliar as situações o quanto antes. Assim já se corrige o que for necessário e se realinha ao objetivo definido.
Use a tecnologia a seu favor
Aproveite os recursos tecnológicos disponíveis. Muitos empresários do varejo farmacêutico estão acostumados com o dia a dia no balcão da loja e acabam se afastando de decisões estratégicas e do uso da tecnologia.
Esse tipo de ferramenta auxilia os processos, evita erros, agiliza a comunicação e ainda oferece mecanismos para estimular a equipe. Existem ferramentas online que permitem planejar e compartilhar projetos com as pessoas envolvidas. Esses mecanismos poupam o tempo das equipes e auxiliam para que elas possam se dedicar a questões estratégicas.
Sistemas gerenciais ajudam na gestão da farmácia
Veja a tecnologia e os sistemas da loja como aliados e você otimizará as atividades de sua responsabilidade e de sua equipe.
Trabalhe com foco na missão e visão da empresa
Muitas empresas têm missão, visão e valores para colocar os quadros na parede. No mundo contemporâneo, viver a cultura da empresa e compartilhar essa cultura corporativa é muito importante.
Treinamentos, workshops e capacitações são essenciais para que os funcionários sejam propulsores da cultura do negócio para com os clientes.
Analise as oportunidades
O mercado é muito dinâmico e sempre há oportunidades para serem exploradas. O planejamento da drogaria deve conter a visão de oportunidades de mercado na região de atuação da sua farmácia. Ficar atento às tendências e inovações do segmento é muito importante para se diferenciar dos concorrentes.
Acompanhe a concorrência
Uma estratégia bem definida independe da atuação dos concorrentes. E você deve ter isso muito claro na hora de fazer o planejamento da drogaria para 2019. Mas, além disso, saber o que os concorrentes estão desenvolvendo é importante.
Conhecer o mercado é essencial para saber como montar uma drogaria
Mapeie sua concorrência para entender o nível de competitividade que você enfrenta. No planejamento da drogaria você pode considerar desenvolver planos de ação para combater pontos que a sua loja está perdendo para os concorrentes e ganhar espaço no mercado.
Conheça o perfil dos seus clientes
Para fazer o planejamento da drogaria é fundamental saber o público da loja. Conheça bem o perfil dos seus consumidores e as expectativas que eles têm em relação aos seus produtos e serviços.
Entenda o perfil dos clientes e saiba como melhorar o atendimento na drogaria
Essa etapa é muito importante para iniciar o planejamento da drogaria e seguir com as metas e definições de objetivos.
Entenda seus pontos fracos e fortes
O planejamento da drogaria está completamente ligado aos pontos fortes e fracos da sua drogaria.
O que você pretende melhorar? O que está errado que precisa ser corrigido? O que se deve manter para o próximo ano?
Fazer reuniões de análise do que foi desenvolvido para entender os processos e otimizar as atividades é fundamental. Lembre-se que o planejamento deve ser feito por mais pessoas, e não apenas o gestor. Convide algumas pessoas da sua equipe para ajudarem a entender as atividades e definir as melhorias.
Analise os indicadores da loja
Para conseguir fazer o planejamento da drogaria é muito importante se basear em dados e números. Se você não tiver como mensurar as atividades para poder tomar decisões mais assertivas, se basear no “achismo” pode não levar ao lugar desejado.
Administrar com análise de indicadores melhora a gestão da farmácia
É preciso entender os números e saber quais números devem ser analisados com frequência. Lembre-se de nomear responsáveis para cada atividade para que isso não se perca com as outras demandas de cada colaborador.
A análise de indicadores pode ser um dos grandes propulsores do sucesso do seu negócio, pois permite que você tome decisões mais corretas, com base na realidade do dia a dia da loja.
Aproveite as dicas para fazer o planejamento da drogaria para 2019 e alcançar seus objetivos!
Fonte: FARMACAS