14 dicas para manter a motivação da equipe em 2020
Colaboradores estimulados são engajados e responsáveis por ótimos resultados. Portanto, é importante incluí-los nas etapas do planejamento estratégico e propor objetivos tangíveis.
Início de ano é época de começar as atividades com o pé direito e motivação da equipe é fundamental para que os trabalhos ocorram da forma esperada. A motivação é o combustível que a equipe tem para agir. É energia, paixão, alegria, movimento e produção de resultados.
Sendo assim, fica claro que dentro do planejamento estratégico das empresas, a motivação da equipe deve ser levada em consideração e tudo o que foi definido como metas e propósitos deve ser apresentado a todo o time. Acompanhe, a seguir, 14 passos importantes para manter a motivação dos colaboradores em 2020.
1. Avalie os resultados anteriores
Antes de iniciar ações motivacionais, é importante avaliar os indicadores que servem como base de resultados, como o “placar” da farmácia; o time e tudo o que ocorreu com ele; a estrutura da loja; os processos; a análise pessoal do gestor, por exemplo, o quanto ele evoluiu em relação à qualidade de seu tempo com sua família e o quanto ele andou conforme os valores pessoais; e, por fim, se conseguiu se aproximar da farmácia ou se houve um afastamento.
2. Defina metas
Para a definição de metas, não se pode ter em mãos somente o faturamento do ano anterior e colocar um percentual em cima. É preciso saber o resultado ao longo de 2019, qual foi o resultado em valor por mês, quais as categorias de maior desempenho e as que mais impactaram naquele resultado.
Com base nessa análise, é possível pensar em como dobrar os resultados (se este for o propósito), quais produtos serão envolvidos, que campanhas podem ser realizadas e quais lançamentos são esperados. Com esse caminho, é possível criar uma meta desafiadora e tangível.
3. Priorize a transparência das relações
Um líder deve ter cuidado ao falar, mas não pode dizer apenas o que as pessoas querem ouvir. Quando suas ações são pautadas na tentativa de agradar a todos, o resultado pode até ser confortável em curto prazo, mas, na verdade, o problema está sendo apenas adiado. Por isso, vale ser transparente e falar o que precisa ser falado, mesmo que seja uma crítica.
4. Saiba reconhecer um funcionário
Valorizar e reconhecer as boas práticas dos colaboradores é fundamental para formar uma equipe engajada. E a melhor forma é o feedback, conversa na qual são repassados os pontos positivos e negativos do funcionário. Outras ações também podem motivar o colaborador, como levá-lo para defender determinada ideia de projeto para sua área.
5. Ofereça vantagens para as boas práticas
Pode-se pagar bônus como incentivo e reconhecimento pelo trabalho, incentivo em treinamento e envolvimento nas atividades internas da empresa.
6. Delegue tarefas e responsabilidades
O líder deve saber delegar tarefas e responsabilidades aos colaboradores, mostrando que confia no trabalho deles. Essa é uma forma de motivar e reconhecer que o funcionário está realizando um bom trabalho.
Além disso, saber delegar tarefas é otimizar o processo produtivo, já que a centralização de atividades faz com que o líder não dê conta de todas as suas funções.
7. Compartilhe os valores da empresa
O colaborador deve conhecer os valores da empresa, mas nem sempre isto acontece. Dessa forma, ele não entende o que a empresa espera dele e, por consequência, não tem uma produtividade tão boa quanto poderia ter.
É importante que o líder converse com cada colaborador, compartilhando os valores da empresa e verificando se eles estão alinhados aos do funcionário.
8. Estipule desafios
As metas são fundamentais para o crescimento das empresas e para o engajamento dos colaboradores que, de outra maneira, podem não ter tanta clareza sobre a direção que devem seguir.
Além disso, elas são desafios para a equipe e estimulam que ela desenvolva habilidades e competências. Aprender novas atividades também mantém os colaboradores motivados, especialmente se eles já têm um perfil que gosta de ser desafiado.
9. Incentive soluções inovadoras
Permitir que os colaboradores pensem em sua própria forma de solucionar um problema pode ser a melhor maneira de incentivá-los. Por isso, motive os funcionários a pensar “fora da caixa”, encontrando soluções inovadoras. Essa postura também traz benefícios para a empresa que vão além da motivação da equipe. Com ela, novas ideias são testadas e podem ser implementadas.
10. Invista no capital humano da empresa
Hoje, os recursos humanos têm sido considerados o principal ativo de qualquer organização. Isso porque eles compõem o capital intelectual e agregam valor à empresa, oferecendo vantagem competitiva.
Investir no capital humano não é somente aumentar a produtividade e reter talentos, mas também uma forma de obter melhores resultados, desenvolver habilidades e agir estrategicamente.
Estimule os colaboradores
O que motiva uma equipe?
- Uma meta;
- Uma contribuição social;
- Sensação de pertencimento;
- Ser ouvida, acolhida;
- Perceber que o que faz é para algo maior que ela.
O que desmotiva uma equipe?
- Um chefe despreparado;
- Uma empresa sem projetos;
- Bagunça;
- Falta de processos;
- Não ser ouvida;
- Ausência de metas;
- Falta de perspectivas.
Fonte: diretor da Desenvolva Consultoria e Treinamento, Marcelo Cristian
11. Seja flexível e humano
O líder precisa aprender a ser maleável, a fim de encontrar as melhores soluções para os problemas que aparecem no dia a dia. A ideia de flexibilidade está relacionada à capacidade de ter empatia e agir com humanidade no relacionamento com os colaboradores.
12. Saiba ouvir
Entender as demandas estudando possibilidades reais para atendê-las quando for possível e pertinente é um desafio enfrentado por muitos líderes, mas que faz muita diferença na maneira como ele se relaciona com a equipe.
13. Reconheça as boas iniciativas
Não há nada melhor do que ser reconhecido por todo esforço e estudo colocados em prática. Valorização é a palavra. Portanto, dar atenção e considerar qualquer ideia ou iniciativa que provenha da equipe sempre traz resultados.
14. Prepare a equipe para cenários de crise
Para capacitar o time da loja para cenários de imprevistos, alguns pontos são importantes, como acompanhar a liderança; apresentar o desempenho atual ao colaborador (metas, produtividade…); avaliar o desempenho atual com o objetivo proposto pela empresa a ele; verificar as dificuldades que o colaborador apresenta com relação à sua produtividade; ressaltar as habilidades do colaborador, principalmente no que diz respeito à produtividade; estimular a capacidade de desenvolvimento e aprimoramento do colaborador; reajustar a prática das atividades do colaborador na execução de sua função; e fornecer exemplos de práticas de sucesso.
Fonte: Guia da Farmácia