3 dicas para estabelecer um atendimento online eficiente em sua farmácia
Sabe-se que, cada vez mais, o mundo digital substitui os meios usuais de se fazer tudo. Podemos nos comunicar, buscar qualquer tipo de informação, comprar, trabalhar, tudo na palma de nossa mão. Nesse cenário, surge às empresas uma nova forma de se relacionar com seus clientes: o atendimento online.
Essa lógica se aplica a quase todos os modelos de negócio, e na gestão de uma farmácia não é diferente.
Parece futurista a ideia de que podemos acessar uma loja online, efetuar uma compra e simplesmente esperarmos o produto ser entregue em nossa casa. O que à pouco tempo era futurismo, hoje se chama realidade.
Se você, dono de farmácia, quer disponibilizar esse meio de atendimento ao seu cliente, ou já o faz e quer algumas recomendações, veio ao lugar certo!
Hoje, trataremos de algumas dicas de como fazer um atendimento online de excelência na sua farmácia!
Seja rápido para atender
Convenhamos que quando vamos a uma loja não gostamos de esperar, seja no tempo de ir até a loja, sermos atendidos ou até esperar na fila do caixa. Com o atendimento online é a mesma coisa.
Não se pode demorar o dia inteiro para responder o preço daquele remédio, por exemplo. Lembre-se o concorrente pode estar 1 minuto mais rápido que você e levar o seu cliente.
A era da internet é acompanhada de uma onda imediatista por parte de seus usuários, sendo que para a resposta de uma mensagem 10 minutos são uma eternidade!
Por isso, atente-se à rapidez do atendimento. Essa é talvez a característica mais desejada no atendimento online. Considere até mesmo a possibilidade de delegar somente essa função a um funcionário.
Esteja presente onde está a atenção do público
De nada adianta que você tenha um atendimento online pouco acessado ou quase desconhecido. Ninguém quer escrever um e-mail formal para saber se sua farmácia tem aquele remédio em estoque. Ou mesmo baixar um aplicativo específico apenas para comprar um produto facilmente encontrado em qualquer farmácia.
Logo, sua farmácia deve ser acessível, reiterando a ideia de rapidez no atendimento.
Uma das recomendações é possuir uma página nas redes sociais que seja como uma vitrine de seus produtos, e que haja a possibilidade de comprá-los imediatamente.
Além disso, recomenda-se que haja um Whatsapp especialmente para a empresa, de forma que o cliente possa rapidamente mandar uma mensagem e efetuar uma compra, como se fosse apenas mais um diálogo em seu cotidiano.
Promova um diálogo eficiente
Similarmente àquele vendedor que conversa pessoalmente e, com certa facilidade, orienta os clientes a comprarem determinado produto, o vendedor do atendimento online também pode exercer essa atividade.
O responsável pelas vendas do atendimento online deve conhecer profundamente os produtos, preços e o funcionamento da farmácia como um todo.
Aqui está uma lista de características que o responsável pelo atendimento deve atentar-se ao conversar remotamente com o cliente:
- Velocidade de resposta;
- Proatividade na conversa;
- Capacidade de identificar as necessidades do cliente;
- Conhecimento necessário para tirar todas as dúvidas;
- Respostas curtas e objetivas;
- Atendimento personalizado.
Assim, o consumidor, que outrora compraria em outra farmácia, gostará tanto de seu atendimento que se manterá fiel a loja, voltando a frequentá-la ainda mais.
Essas foram as 3 principais dicas para estabelecer um atendimento online de qualidade!
Se seguir fielmente esses passos definitivamente conseguirá aumentar suas vendas.
E aí, o que está esperando para por em prática todas essas dicas?