3 Dicas que não podem faltar na gestão da sua Farmácia
Atualmente, é expressivo o número de drogarias que surgem dia após dia no Brasil, e um dos maiores desafios encarados pelos empreendedores do ramo ao começar seu novo negócio se refere à gestão de farmácia.
De acordo com dados da IQVA, analisados pela Febrafar, o faturamento das farmácias durante o ano de 2019 foi 7,6% maior em relação ao ano anterior, representando um faturamento de aproximadamente R$ 121 bilhões.
Isso decorre do maior acesso e demanda da população brasileira às diversas medicações, o que provoca o crescimento do mercado como um todo, gerando, consequentemente, competitividade no setor.
Diante desse quadro, evidencia-se a existência de novas drogarias que não contam com um gestor experiente no ramo. Afinal, administrar um setor que lida diretamente com a saúde das pessoas e com uma demanda tão alta é desgastante e está longe de ser uma tarefa fácil.
Se você se identificou com esse dilema ou passa por alguma dificuldade nesse sentido, esse texto é para você. Trouxemos 3 dicas do que não podem faltar na gestão da sua farmácia!
1. Utilize um bom software de gestão
Vivemos na era da informação, em que vários processos trabalhosos podem ser evitados, agilizados e melhor ministrados por um programa de computador. No âmbito da gestão de farmácias não é diferente.
Implementar um software de gestão específico para farmácias pode ser uma escolha inteligente para quem quer simplificar a vida, e deve ser um investimento levado em consideração pelo administrador.
O custo-benefício dessa modalidade é excelente, visto que traz inúmeras vantagens: maior agilidade nos processos, melhora no controle operacional, simplificação de tarefas, aumento de vendas, agilidade no atendimento, entre outros.
Assim, se você pretende começar um empreendimento de drogaria ou já tem um, investir em um software para gestão de farmácias é uma ótima aposta.
2. Invista em estratégias de marketing eficientes
Como já dito no tópico acima, grande parte dos processos de empresas podem ser otimizados com o uso correto e inteligente da tecnologia. Quando pensamos no marketing de gestão de farmácias, aplicar uma estratégia ligada à internet é imprescindível.
Atualmente são inúmeros os profissionais e agências que têm como foco principal o marketing digital, e essa é a ferramenta que irá dar visibilidade ao seu negócio.Assim como o investimento em software, apostar em marketing digital é um ótimo custo-benefício!
Isso se deve à segmentação do público e o grande avanço das redes sociais, o que permite o direcionamento de propagandas para os prováveis compradores e possibilita a divulgação da sua marca em larga escala.
3. Atente-se ao controle de estoque
Um bom controle de estoque é essencial para o sucesso de qualquer empresa, e para as drogarias, isso não é exceção. Ao controlar o estoque de produtos (principalmente medicamentos), têm-se um diagnóstico melhor do fluxo de caixa, o que possibilita melhora nas decisões da gestão da farmácia.
Esse é, talvez, o ponto mais importante na gestão de sua farmácia, já que o estoque é quase o coração da empresa, e que lida com a saúde de milhares de pessoas, merecendo destaque.
Aqui vão as principais orientações para se fazer um bom controle de estoque da sua drogaria:
- Administre sistematicamente os vencimentos e lotes adquiridos
- Estipule periodicidades de checagens de estoque
- Organize o controle de entrada e saída dos produtos e mercadorias
- Faça análises dos medicamentos mais vendidos e os menos vendidos
E aí, o que achou das 3 principais dicas para melhorar a gestão de sua farmácia?
Entendemos seu anseio em colaborar com a saúde da população, e nesse sentido esperamos ter ajudado!
Comece agora a aplicar as 3 dicas e tenha certeza que irão impulsionar suas vendas e melhorar a gestão de sua drogaria!