5 dicas para cobrar clientes inadimplentes

5 dicas para cobrar clientes inadimplentes

Com a atual situação econômica devido à pandemia, a inadimplência se tornou um problema recorrente em todos os setores do mercado. 

Desta forma, se o seu estabelecimento trabalha com vendas a prazo, ele está sujeito e provavelmente possui clientes inadimplentes no momento.

Apesar de todas as vantagens de trabalhar com crediário próprio, sempre haverá o risco de atrasos em pagamentos e dívidas ativas.

Na hora da cobrança é natural que surjam dúvidas. Quando começar a cobrança? Que meio de comunicação usar? Quais argumentos dar ao consumidor? Pensando nisso, neste artigo iremos ver cinco dicas para ser assertivo e eficiente na cobrança ao cliente.

Dê o primeiro passo

A grande maioria dos comerciantes, por falta de experiência, acabam se sentindo um tanto quanto desconfortáveis ao precisarem cobrar um cliente inadimplente e, por esse motivo, acabam atrasando o contato ou às vezes nem mesmo cobrando do consumidor.

Este erro é bastante comum e provoca grandes perdas, isso porque com exceção de clientes fraudulentos, a grande maioria, ao comprar, tem a intenção de pagar. Por isso, esquecimento ou falta de organização pode colocar os clientes em situação de atraso, e é nesse momento que o cliente precisa de um lembrete.

O primeiro contato deve ser pacífico e de preferência, de caráter informativo. O comprador deve compreender o atraso e ser estimulado a fazer a quitação.

Saiba como cobrar

A comunicação com o cliente na cobrança é um dos momentos mais importantes. É nele que são necessários cuidados com o tom de voz, linguagem usada e a abordagem ao cliente.

Caso opte pelo contato via telefone, a ligação deve ser clara e objetiva. Ao falar com o cliente, tente usar um tom mais calmo e esclarecer de maneira informativa sobre o débito em aberto.

Trate o cliente com as devidas cordialidades e informe o motivo de seu contato. Essas atitudes irão passar transparência e confiança.

Ouça o cliente

Como dito antes, a maioria dos clientes possuem a intenção de pagar ao realizarem compras, porém, devido a atual situação econômica, deve-se entender a situação de cada um. Para isso, a melhor forma é ouvi-lo.

Ao ouvir a situação, é passado uma sensação de compreensão e confiança. Além disso, a conversa pode abrir margem para um pagamento ou negociação financeira.

Para evitar um mal entendido, confirme sempre se o pagamento já não foi efetuado, isso irá evitar qualquer confusão.

Use estratégias atualizadas

Com a tecnologia atual, é possível usar outros modos além das ligações e cartas de cobrança. E-mails e mensagens SMS são ótimas alternativas para relembrar o seu cliente do débito em aberto.

Ao utilizar o e-mail, seja formal e objetivo. Uma mensagem de cobrança informando o prazo vencido, o valor e o contato o qual o cliente pode retornar.

No caso da mensagem SMS, escolha uma linguagem simples, porém, ainda formal. A mensagem será um lembrete e um convite a retornar contato para pagamento.

A velha estratégia de abarrotar a caixa postal, correios ou e-mail do cliente não é uma boa ideia. Além de inoportuno, a cobrança abusiva fere o artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor.

Gerencie as informações

Para evitar constrangimentos, erros em cálculos e dúvidas no momento da cobrança, nada melhor do que um bom sistema de gerenciamento para seu comércio.

Além de computar informações e até mesmo calcular juros, o software irá ajudar no momento da cobrança. Com um bom relatório de clientes inadimplentes, é possível listar os contatos com base nos vencimentos.

O sistema também poderá agendar retornos de cobrança e emitir cartas em formato padrão totalmente editáveis, flexibilizando assim a linguagem usada.

Com o sistema de gerenciamento, até mesmo funções de segurança como bloquear um cliente para a venda em caso de atraso e definir limites de crédito estarão disponíveis. 

Com essas boas práticas adotadas em seu estabelecimento, o contato com o cliente será mais fácil e eficiente, visando a quitação dos débitos. Não deixe de ler mais dicas sobre clientes e vendas a prazo em nosso blog.

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