6 dicas infalíveis para vender mais na farmácia ou drogaria
Saber como aumentar as vendas de uma farmácia pode ser um dos grandes desafios que os gestores desse tipo de comércio enfrentam todos os dias.
Afinal, eticamente falando, não se pode “empurrar” produtos para o consumidor e, além disso, trata-se de um tipo de produto de consumo que os clientes só costumam procurar mediante necessidade.
Isso não significa, entretanto, que não existe como aumentar as vendas de uma farmácia. E, para provar nosso argumento, vamos apresentar 6 dicas neste post.
1- Aumente e diversifique o seu mix de produtos
Como mencionamos, a procura por determinado produto, em uma farmácia, está bastante condicionada à necessidade do consumidor naquele momento.
E, se ele não o encontrar em seu estabelecimento, trata-se de uma venda perdida para você.
Por isso, é sempre importante estar com uma boa variedade de produtos para garantir que a procura do consumidor seja prontamente solucionada. Da mesma maneira que, caso você não tenha o item em questão, esforce-se para garantir a entrega ao consumidor em tempo hábil.
Dessa maneira, cria-se um vínculo com esse cliente, uma tendimento diferenciado, podendo estender o laço até a sua fidelização, quando as promessas são cumpridas e as necessidades do cliente atendidas.
2- Exponha os itens estrategicamente
A identidade visual de uma loja pode ser importante para gerar um impacto no cliente.
Mas para quem está em busca de saber como aumentar as vendas de uma farmácia, a exposição pode ser significativa para que os clientes comprem também por impulso.
Criando-se uma ordem lógica de exposição, por exemplo, os seus consumidores podem entrar na farmácia e percorrer por todos os corredores, fazendo com que eles encontrem algo que queriam, há algum tempo, ou que sequer sabiam necessitar.
Isso ajuda, consequentemente, a aumentar as vendas em sua farmácia. Por isso, convém analisar os hábitos de consumo dos seus clientes e expor os produtos de maior rotatividade de maneira que fiquem sempre ao alcance dos olhos deles.
Próximo do caixa, produtos com preço baixo, mas altas margens (como balas para a garganta, vitaminas efervescentes, produtos de higiene pessoal e analgésicos, entre outros), são ideias para estimular a venda de impulso.
3- Invista mais em divulgação
Seja por meio de panfletos, em seu bairro, ou mesmo com mais presença digital, é fato que, com mais divulgação da sua marca, existem mais chances de pensar em como aumentar as vendas de uma farmácia.
Nesse sentido, vale a pena explorar uma oferta de produtos de alguma linha específica — como de produtos relacionados às principais doenças que nos acometem em frentes frias — e usar os seus principais canais de comunicação para explorar a oportunidade.
4- Trabalhe um atendimento mais qualificado
O atendimento ao cliente é um diferencial, hoje em dia, que vale muito para os clientes. E não apenas isso, mas uma preocupação sincera e personalizada, que vai desde a atenção humanizada aos programas de fidelidade.
Sem falar que o farmacêutico pode ser um verdadeiro aconselhador de seus clientes, promovendo cuidados contínuos para garantir a saúde e qualidade de vida deles.
Isso significa trabalhar com marcas e produtos diferenciados que vão além do simples tratamento de doenças, mas em preveni-las, também, e em fortalecer o sistema imunológico de seus consumidores.
Com isso, há como aumentar as vendas de uma farmácia, desde que exista o cuidado e planejamento necessários para identificar uma oportunidade nesse meio. Do contrário, a sua farmácia pode acabar com diversos produtos parados em estoque.
5- Trabalhe com mais parceiros
Muitas farmácias têm se aproveitado de parcerias pontuais para aumentar as suas vendas, sabia?
E isso se dá por meio de parcerias com empresas para dar descontos a seus funcionários, promover lançamentos de produtos na sua região e ajudar a fortalecer a sua marca!
Se sua farmácia precisa criar materiais de divulgação, como logotipos, folders, panfletos, layout para sites, cartões de visita e muitos outros, com preço justo e muita qualidade, pode contar com a We Do Logos.
É só se cadastrar no site, fazer seu pedido de material de marketing definindo um preço e data de entrega e, em 24 horas, já estará recebendo as primeiras opções de artes para dar seu feedback, pedir ajustes e fazer quantas alterações quiser, até escolher a melhor de todas para divulgar seu negócio.
E o melhor de tudo: se não ficar satisfeito com nenhuma das opções enviadas, recebe seu dinheiro de volta.
6- Seja inovador na entrega dos pedidos
Como boa parte dos produtos vendidos pelas farmácias são fabricados por terceiros, não existem muitas possibilidades de diferenciação nesse mercado. Mas com um pouco de criatividade é possível contornar esse obstáculo e se destacar perante a concorrência.
Uma das maneiras mais práticas de fazer isso é anunciando kits de produtos. Itens como os xampus são utilizados de maneira recorrente, portanto a tendência de que um consumidor faça uma recompra é alta. Por que não vender um kit com várias unidades do xampu a um preço mais competitivo, por exemplo?