Fortaleça o clima organizacional na sua farmácia ou drogaria.
Em tempos de grandes desafios no mundo corporativo, as empresas de uma forma geral enfrentam problemas com a pesada concorrência, clientes cada vez mais exigentes, funcionários vivendo sob forte pressão, etc.
O gestor, diante de tal realidade, tem a obrigação de saber administrar o clima organizacional. Foi-se o tempo em que esse profissional se limitava a produzir resultados numéricos. A qualidade dos relacionamentos, comportamentos e atitudes que geram resultados eficazes também são atividades primordiais, que precisam ser aprimoradas continuamente para proporcionar a sobrevivência da empresa.
Assim, podemos definir clima organizacional como as impressões gerais ou percepções dos empregados em relação ao ambiente de trabalho. Embora nem todos os indivíduos tenham a mesma opinião, pois não têm a mesma percepção, o clima organizacional numa empresa reflete o comportamento organizacional, isto é, atributos específicos de uma organização, seus valores ou atitudes que afetam a maneira pela qual as pessoas ou grupos se relacionam no ambiente de trabalho.
É de suma importância o gestor avaliar o clima de trabalho em sua empresa, pois é esse clima que irá direcionar a empresa para bons ou maus resultados. São os colaboradores que constituem o coração da empresa que levam emoções aos clientes, que fortalecem a marca e a filosofia da empresa.
Favorecer um ambiente propício para o alcance do bem-estar e satisfação no cotidiano de trabalho passa a ser tarefa obrigatória para o gestor do negócio.
Mas, como identificar o clima organizacional?
O clima é o indicador do grau de satisfação dos membros de uma empresa em relação a diferentes aspectos da cultura da organização. Entre eles, políticas de RH, modelo de gestão, missão da empresa, processo de comunicação, valorização profissional.
Várias estratégias podem ser usadas para mensurar o clima. Entrevistas com os funcionários, estímulo de sugestões, sistema de atendimento às queixas e reclamações, reuniões da equipe de funcionários, entre outras.
De todas as ações de avaliação, a pesquisa de clima organizacional é a mais completa. Essa permite a empresa identificar seus pontos fracos e a (in)satisfação de seus colaboradores com relação a vários aspectos de organização.
A pesquisa de clima é um trabalho cuidadoso que permite detectar as imperfeições existentes na relação empresa-empregado, com o objetivo de corrigi-las. Ela revela o grau de satisfação dos empregados em um determinado momento.
A pesquisa aponta também a tendência de comportamento dos empregados, como, por exemplo, sua predisposição para apoiar ou rejeitar determinados projetos a serem promovidos pelas empresas. A pesquisa de clima identifica tanto problemas reais no campo das relações de trabalho como problemas potenciais, permitindo sua prevenção através de aprimoramento ou da adoção de determinadas políticas de pessoal.
A pesquisa representa também uma oportunidade para que os funcionários expressem seus pensamentos e sentimentos em relação à empresa.
Em suam, a pesquisa de clima é um instrumento importante para fornecer subsídios capazes de aprimorar continuamente o ambiente de trabalho – e que tem ser realizado periodicamente.
Gerenciar o clima pressupõe duas preocupações: uma de natureza social e outra econômica. A primeira remete-nos aos cuidados com a qualidade de vida no trabalho; a segunda visa melhorar a produtividade da organização, com o aumento do engajamento, do comprometimento, da motivação de seus empregados.
Portanto, sugiro que os gestores cuidem mais da sua equipe de trabalho e adotem o hábito de periodicamente saber como anda o clima de trabalho. Essa ferramenta administrativa irá proporcionar um resultado inesperado e surpreendente para todos na empresa.