A importância das parcerias no mercado de farmácias e drogarias.
A força de um cliente pode ser medida pelo tamanho de sua satisfação. Os fabricantes e fornecedores de produtos e serviços estão aprendendo essa lição muito rápido, reduzindo o nível de erro e preparando ações mais focadas e dirigidas a determinado público – como as mulheres, grande consumidoras de produtos de higiene e beleza, os idosos, com suplementos/vitaminas e cremes rejuvenescedores, e as crianças, com banhos e colônias acompanhadas de super heróis. Como fazer isso?
Por causa do crescimento da renda e da mudança de hábitos e costumes do consumidor, muitos fornecedores estão criando canais de atendimento ao cliente de forma personalizada, ajustando processos e melhorando o nível de atenção às queixas de forma a minimizar as perdas e melhorar sua imagem. A verdade é que estamos buscando mais humanização nas relações sociais e profissionais. Não queremos falar para ninguém ouvir – ou ouvir e não fazer absolutamente nada. Nesse cenário, a farmácia precisa dar um salto qualitativo na estratégia de atendimento.
Os consumidores se comunicam diretamente com as marcas, reclamam, têm mais discernimento e utilizam as mídias sociais e o SAC das empresas para discutir, oferecer sugestões, criticar e impor seus direitos. E a farmácia, o que está fazendo para responder às duvidas e criar um canal de aproximação mais dinâmico?
Os consumidores estão blindados em relação a falsas promoções e prestadores de serviços que não cumprem o que prometem no tempo certo – vide as entregas em domicilio atendidas com horas de atraso. O consumidor está mais proativo e vai atrás das marcas, serviços ou produtos que lhe interessam, dispondo de muita informação, buscando e experimentando a concorrência.
A farmácia perde dinheiro ao deixar escapar o consumidor, gerenciando mal o relacionamento e gasta mais ainda na retenção quando está perdendo esse consumidor. Você tem um banco de dados onde ficam depositadas as informações de compras dos clientes? Quem é responsável pelas atualizações dessa ficha, ou seja, pelo foco permanente no cliente?
É preciso entender as redes sociais, ter resposta rápida e não se deixar contaminar por práticas ultrapassadas e irrelevantes que muitas vezes, por nada custar ou dar a impressão de serem mais em conta, levam a erro as estratégias empresariais. Buscar a lealdade através da verdade, da simplicidade, do interesse e comprometimento de atender o consumidor é uma das melhores práticas gerenciais.
Para fisgar um cliente, a farmácia oferece tudo, mas depois passa a atendê-lo de modo superficial, como um número, ou simplesmente o esquece. Mandar cartão no dia de aniversário é uma pequena tática em 365 dias do ano. Que tal oferecer algo no mês inteiro? Quantas farmácias operam seu mailing adequadamente? Quantas conhecem seus clientes através do produto que usam rotineiramente, como usam, quantas vezes devem usá-lo e quais os benefícios desse ou daquele medicamento ou produto MIP? Quantas vezes você falou com seu cliente este mês? Ofereceu seus serviços? Informou suas ofertas, convidou-os para voltar à loja? Aliás, você está preparado para recebê-los?
Existe uma grande incoerência entre discurso e ação nas farmácias. Por um lado, os empresários querem ser tratados como um estabelecimento comercial normal, ou seja, um varejo sem maiores conseqüências. Mas, por outro, não usam as práticas de marketing adequado para esse canal de vendas.
Quem sabe estender tapete vermelho, como fazem as ruas de lojas sofisticadas? Oferecer mimos como as grandes marcas, levar os produtos à casa do cliente, como fazem as grifes, oferecer bônus por ativação de negócios, bônus por compras diversificadas, promover eventos de lançamento de produtos ou serviços, participar nos folders e material promocional da vizinhança trabalhando melhor as parcerias?
Muitas farmácias têm um salão de cabeleireiro ao lado, um supermercado, um armarinho, uma papelaria, uma loja de roupas infantis ou de roupas sofisticadas, um cinema, um teatro. Converse, troque ideias de como promover ações de marketing compartilhadas.
Outra questão interessante é relacionada a medicamentos. Como o setor é muito regulado, temos dificuldades de trabalhar o marketing. Mas que tal utilizar as negociações com as empresas de auditoria de marketing, aquelas que precisam receber informações via receituário e pagam por isso, para planejar ações de fidelização do receituário, se relacionar melhor com as PBMS, ou seja, as operadoras de saúde que oferecem descontos aos associados, para que não haja ruptura do medicamento prescrito?
Afinal, estimular a ida ao médico e a consulta só fará bem à relação farmácia/medico/consumidor. Além disso, se você ganha para prestar um serviço, nada mais justo que dividir essa honra com seus clientes. Com certeza será uma negociação saudável e atraente para todos. Divida com ele os benefícios e verá a diferença
Enfim, as farmácias precisam se comunicar com o mundo exterior e não somente com seus pares ou achar que a concorrência traz malefícios. Nem sempre é assim e temos exemplos nacionais e internacionais de que uma bela parceria funciona. E não esqueça que seu parceiro principal é o cliente.
Fonte: ABCFARMA
4 Responses
Aqui é a Maria Clara, eu gostei muito do seu artigo, vou passar a acompanhar seu blog seu conteúdo vem me ajudando bastante, muito obrigada.
Olá Maria Clara, nos do Sistema Unifar ficamos muito felizes em saber que estamos ajudando no seu desenvolvimento pessoal e desejamos muito sucesso no seu caminho.
Muito boa a matéria. Gostaria de saber de dicas de parceria com outros comércios. Como fazer? O que oferecer?
Sabemos que a concorrência está acirrada, e que nossos clientes estão cada vez mais exigentes, hoje é imprescindível, investir em um bom atendimento. Se sua empresa, sabe o perfil de clientes, fica fácil personalizar seu atendimento, mas atenção só atendimento não fidelizam quem entra e sai da sua drogaria, hoje temos que ir atrás de descontos em nossas compras pra poder diminuir o custo e oferecer um melhor preço, que garanta o retorno dos clientes.
Ao longo do texto citamos as parcerias, mas como conseguir?como elaborar?
O ponto de partida é saber quais produtos são de procura espontânea e quais são de tráfego, faça uma lista das principais marcas de perfumaria e de laboratórios dos medicamentos que mais vende no seu estabelecimento, ligue no sac e tenta falar com o promotor de venda ou representante da marca, faça eventos para divulgar , essas marcas pagam para ter um stand com os produtos numa parte estratégica da drogaria, portanto seria vantagem pesquisar à respeito.
Outra forma de conseguir parceria é fazer convênios com empresas próxima à sua, favorecendo as vendas e entregas com rapidez e facilidade, gerando confiança e mais credibilidade no seu setor.
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