Você tem “valor agregado” na sua farmácia ou drogaria?
O termo “agregar valor” virou clichê e, nesse caso, até piada, mas é um importante elemento a ser entendido na área de marketing.
O Valor Agregado é um elemento a mais num produto ou serviço, que está ligado a uma marca, que gera maior valor, ou seja, a chance de cobrar a mais por algo. Quanto custa, por exemplo, uma garrafa de limonada artificial no bar da esquina? Uns dois ou três reais? Pois saiba que recentemente vi no supermercado uma garrafa de limonada por quase R$10. Por que custava tão mais caro? Porque era engarrafada com uma tampa que tinha lacre. Mais que isso, a garrafa continha um rótulo com informações sobre o produto, seu envasamento, dados nutricionais e a informação mais importante de todas: tinha marca.
Nesse caso, a marca é muito importante porque gera uma série de sentimentos no consumidor – entre eles, a tranquilidade para comprar o produto, pois já está familiarizado com ela e sabe que seus produtos são seguros. Na verdade, era uma garrafa de suco Del Valle, que é da The Coca Cola Company. Esses nomes você conhece, certo? Eles passam tranquilidade, certo? Eles também induzem à sensação de segurança, certo? Esses nomes o fazem pagar mais, certo?
Certo! À medida que existem esses sentimentos relacionados à marca, você começa a pagar mais caro para inclui-los na sua compra.
Resumindo, Valor Agregado é um valor maior do produto ou serviço que pode ser cobrado à medida que a marca consiga gerar um benefício adicional.
Mais um exemplo: roupas de marca. Uma roupa de marca é feita de tecido, começou com uma pessoa que a desenhou, passou por outra que a costurou e chegou à outra que a está vendendo a você. Tudo como uma roupa sem marca. Então por que pagamos a mais por ela? Porque ela carrega uma marca que nos ajudará a mostrar algo sobre nossa personalidade ou sobre nosso gosto pessoal.
Na área farma, quem tem o valor agregado são os medicamentos de marca. Por mais que contenham o mesmo princípio ativo do genérico, podem cobrar mais caro porque suas marcas na embalagem passam mais segurança.
Agora é a sua vez, empreendedor do comércio farmacêutico: consegue gerar algum sentimento no seu consumidor que o fará preferir seu ponto de venda ao do concorrente? Consegue criar uma especialização em algum tipo de produto? Consegue entregar mais personalização no seu atendimento?
Sobre atendimento falaremos na próxima edição.
E não se esqueça:
1 – Sempre observe seu consumidor. Considerando o conceito do Valor Agregado, veja se eles preferem marcas mais caras ou se compram pelo custo/benefício.
2 – Sorte não é um Valor Agregado.
Fonte: ABCFARMA