A importância de um bom layout da farmácia para as vendas

A importância de um bom layout da farmácia para as vendas

Ter layout e mobiliário corretos é essencial para experiência de compra

Ter um layout adequado é essencial para que a experiência de compra seja melhor e, consequentemente, aumente as vendas. O primeiro ponto a ser pensado é sobre a legislação específica para o canal farma.

De acordo com a gerente de marketing da Metalfarma, Camila Dalmédico, é necessário ter bordas de PVC em todos os móveis de madeira, acabamento arredondado, para não deixar quinas à mostra, medidas exclusivas para a ergonomia de um profissional que atua no caixa ou no balcão.

Mas, além das especificações obrigatórias, o varejista deve pensar em ter mobiliário e apelos visuais que ajudem o consumidor na hora da compra. “Quando analisamos uma loja, os fechamentos do paredão causam algumas dificuldades no momento de aumentar a compra por impulso, perde-se, praticamente, um módulo de venda, quebra-se a categoria e a subcategoria, visualmente há uma barreira. O shopper está comprando, chegou a um determinado ponto, ele para, não tem a visão completa. Em outro ponto, há uma visualização melhor, por certo, há um melhor Gerenciamento por Categorias (GC)”, exemplifica Camila.

Outro ponto que facilita a jornada do consumidor e para gerar compra por impulso, é ter um mobiliário que não engesse a loja. É fundamental ter mobilidade, tirar um módulo para blister do balcão e colocar na parede, caso o layout precise ser refeito.

Organização da loja – algumas categorias de maior rentabilidade:

Medicamentos Isentos de Prescrição (MIPs)

  • Separar por cores e dentro das cores, por patologias e, por fim, agrupar os medicamentos.
  • Mobiliário de aço, que permita flexibilidade e alterações rápidas.

Dermocosméticos

  • Fechamentos são necessários porque as marcas não gostam de ser expostas umas ao lado das outras.
  • Tudo deve ser pensado pra facilitar a negociação com a indústria.
  • Espaços disponíveis para a comunicação visual, daqui, saem todas as comunicações visuais, com mobiliário de madeira e iluminação própria com fio de LED.

Acessórios

  • É muito importante que eles sejam móveis de aço, flexíveis para a loja.
  • Clip stricks possibilitam aumentar a área de venda.

Bomboniere

  • A área de checkout deve ser bem organizada, para facilitar que o consumidor encontre os produtos, provavelmente, ocasionando aumento nas vendas.
  • O checkout deve ser estruturado com materiais de ponto de venda (PDV) que funcionam como “berços”, para destacar o posicionamento do produto e aumentar a visibilidade de cada categoria ou de uma marca específica.
  • Como se trata de um estabelecimento de saúde, é recomendável que os produtos que trazem algum benefício para a saúde sejam a maioria e tenham destaque.
  • Outras opções que se encaixam bem no espaço são: blisters de MIPs, chocolates, balas, balas de gelatina, gomas de mascar, barras de cereais e proteína, entre outros.

 

Fonte: Guia da Farmácia

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