O que é um fluxo inteligente na farmácia?
Um projeto bem pensado deve conter um fluxo inteligente na farmácia. Seja em uma drogaria independente ou pertencente a uma rede, ao montar uma drogaria é fundamental ter um planejamento para o mobiliário e a exposição dos produtos na farmácia.
Disposição dos produtos na farmácia facilita compra do cliente
Um fluxo inteligente na farmácia significa que o mobiliário foi planejado exatamente para aquele espaço da drogaria, pensando no caminho do cliente dentro daquela loja em específico.
Pode parecer simples, mas cada farmácia deve ser avaliada para o planejamento do mobiliário. Mesmo que a sua drogaria vá fazer parte de uma rede, que já possui um certo padrão visual, é preciso avaliar a área de vendas do ponto comercial antes de definir o mobiliário.
O ideal é pensar em como se deseja que o cliente caminhe dentro da loja. Assim é possível definir as sessões e categorias que você pretende que o consumidor percorra quando estiver dentro do estabelecimento.
Pra quê móveis específicos para farmácia?
Muitos empresários não acreditam que é preciso ter móveis específicos na farmácia para expor os produtos. E isso é um grande erro. Um mobiliário próprio para drogarias desenha um fluxo inteligente na farmácia.
Isso demonstra o profissionalismo da gestão da drogaria. Pode não parecer importante, mas farmácias com planejamento e organização do mobiliário e da exposição de produtos na farmácia apresentam faturamento 30% superior às demais.
Administrar com análise de indicadores melhora a gestão da farmácia
Como saber se tenho uma farmácia rentável?
Que empresário não quer ter as vendas 30% maiores? Num setor competitivo como o varejo farmacêutico, conseguir vender mais é primordial. As farmácias que não estão preparadas para atender as expectativas do consumidor ou que não facilitam a experiência de compra dentro da loja provavelmente não conseguirão se manter por muito tempo.
Fluxo inteligente na farmácia
É preciso contar com fornecedores que entendem o varejo farmacêutico e são capacitados para oferecer ferramentas e produtos que se encaixem e desenvolvem a drogaria como um negócio.
Um fluxo inteligente na farmácia conta com mobiliário que permite que o empresário faça mudanças nas categorias da farmácia, de acordo com a percepção das necessidades dos consumidores.
Gôndolas, gancheiras e prateleiras muitas vezes podem ser intercambiadas para melhor atender os interesses dos clientes da loja. É preciso levar em conta o gerenciamento por categoria nessa questão.
Ter em mente que apresentações diferentes do mesmo produto devem estar próximas. Além disso, outros itens que são relacionados a determinados produtos devem estar sempre juntos.
Isso é ter um fluxo inteligente na farmácia. Oferecer ao consumidor o que ele necessita, sem que ele precise ficar procurando na drogaria porque os itens não foram planejados antes de serem colocados nas prateleiras.
Planeje a sua farmácia, organize os móveis e a disposição dos produtos e tenha resultados cada vez melhores!
Fonte: FARMACAS