Crie uma atmosfera de compra na farmácia ou drogaria
A atmosfera de compra na farmácia é formada por um conjunto de elementos que fazem parte do design geral de um ambiente comercial. Materiais de comunicação visual, cores, aromas e iluminação estimulam as respostas emocionais e de percepção dos clientes. Esses estímulos fazem parte da atmosfera de compra na farmácia e podem influenciar na decisão do consumidor.
Como melhorar a experiência de compra dentro da farmácia?
O cliente costuma avaliar tanto o ponto de venda como os produtos disponíveis. Por isso, é extremamente importante que ele encontre tudo o que precisa quando entra na drogaria. Investir no ambiente e na experiência do consumidor é fundamental para criar uma atmosfera de compra na farmácia.
Layout e instalações para estimular as compras
Entre os aspectos da drogaria, a disposição de produtos, o número e a altura dos balcões e gôndolas são elementos importantes que influenciam na atmosfera de compra.
O tipo e a cor do revestimento no chão e nas paredes, a altura do teto e a instalação de um ar-condicionado ou climatizador também são fundamentais quando o assunto é conforto para o cliente durante as compras.
Layout padronizado é diferencial na hora de montar uma drogaria
Certifique-se que a atmosfera de compra na farmácia é agradável e o consumidor se sente confortável para circular pela drogaria e buscar os produtos que necessita.
Valores subjetivos também são importantes
Muitos lojistas buscam um diferencial competitivo apenas baseados nas promoções e ofertas de produtos. Porém os valores subjetivos também são importantes para criar uma atmosfera de compra na farmácia.
O consumidor precisa se identificar com a proposta da marca e sentir uma preocupação com as suas necessidades. Somente dessa forma é que o cliente vai tomar a decisão de ir até a drogaria e comprar um produto. Por isso os valores subjetivos também compõem a atmosfera de compra na farmácia.
Para despertar o interesse do cliente é preciso proporcionar um conjunto de estímulos não só visuais e físicos, mas também emocionais. O consumidor está cada vez mais exigente e ao mesmo tempo atarefado com muitos compromissos. A atmosfera de compra precisa ser pensada para transmitir calma, tranquilidade e segurança para o cliente.
As empresas que investem nos valores subjetivos para melhorar a experiência do consumidor no ambiente de compra conseguem encantar o cliente e aumentar o índice de fidelização.
Como saber qual a atmosfera da sua loja
Há 5 princípios básicos para criar uma atmosfera de compra na farmácia e agradar o consumidor. É importante que o gestor se coloque no lugar do cliente e verifique:
Como o cliente vê o ponto de venda
Nesse fator é preciso prestar atenção às características visuais da drogaria para saber se os elementos são suficientes para atrair a atenção do consumidor. A visibilidade dos produtos e das comunicações na farmácia também são fatores importantes para criar uma atmosfera de compra na farmácia e precisam ser analisados pelo gestor.
Tudo que você precisa saber sobre comunicação da farmácia
Se o consumidor não vê a sua loja como uma possibilidade de oferecer o que ele busca, seja pela iluminação, aspectos visuais ou por qualquer outro motivo, certamente você perderá espaço para a concorrência.
Como o cliente se sente dentro da farmácia
Espaços para circulação muito estreitos, pé direito muito baixo, loja pouco iluminada, odor desagradável e mobiliário que bloqueia a passagem são fatores que podem prejudicar o bem-estar do cliente dentro da loja. O gestor precisa verificar todos os detalhes que podem causar alguma sensação desagradável no cliente e fazer a correção.
É fundamental pensar na experiência de compra do consumidor dentro da drogaria. Só assim você realmente fará com que o cliente se sinta bem dentro do estabelecimento.
Como o cliente é atendido
O atendimento faz parte de uma boa atmosfera de compra na farmácia. É importante que os colaboradores sejam capacitados e desenvolvam elementos comportamentais que auxiliem no trabalho de atendimento ao cliente, como exercer simpatia, empatia e paciência.
Bom atendimento influencia experiência de compra do cliente na farmácia
O posicionamento dos atendentes em pontos estratégicos também é muito importante para criar uma atmosfera de compra na farmácia. Dessa forma o cliente terá certeza de um atendimento rápido, seja qual for o local em que ele estiver no dentro da loja.
Aqui vale ressaltar que é extremamente importante a capacitação da equipe da loja para atender as necessidades dos consumidores e estar sempre presente, mas sem incomodar o cliente quando ele não quer ser abordado.
Como o cliente espera encontrar os produtos
Checar se a exposição dos produtos está conforme o planograma é fundamental para criar uma atmosfera de compra na farmácia. Além disso, é importante verificar se o cliente consegue encontrar o que procura na farmácia com facilidade.
Dicas sobre a importância da exposição de produtos na farmácia
Lembre-se do gerenciamento por categoria e da correta exposição dos produtos nas gôndolas para facilitar a compra do consumidor dentro da loja. Assim ele economiza tempo e consegue resolver o que precisa com simplicidade.
Qual a impressão que o cliente vai ter da farmácia após a compra efetivada
Fazer pesquisas de satisfação com o cliente sempre é muito recomendado. Porém, quando isso não é possível, o gestor precisa perceber qual é a percepção que o cliente tem da farmácia. Observar, por exemplo, as expressões faciais das pessoas que estão dentro da farmácia é uma forma de saber se estão contentes ou não, calmas ou com pressa, ou se pretendem voltar a comprar na farmácia.
É papel da equipe de vendas certificar-se que o consumidor saiu satisfeito com a compra realizada. Não se esqueça que a capacitação dos atendentes é fundamental para evoluir o relacionamento com o consumidor e melhorar a atmosfera de compra na farmácia.
O papel do merchandising na atmosfera de compra
O merchandising é um poderoso aliado para o marketing. Ele permite criar uma atmosfera de compra na farmácia, proporcionando uma experiência do cliente por meio dos seus cinco sentidos: visão, audição, tato, paladar e olfato.
O uso estratégico de diversos materiais estimula as sensações e percepções do consumidor e o direciona para uma decisão de compra com o objetivo de satisfazer as suas necessidades.
Entenda o merchandising para farmácias e drogarias
Materiais de PDV, iluminação cenográfica, decoração temática, disposição criativa dos produtos na vitrine, design de fachadas, aromas e sons aplicados na farmácia são algumas das técnicas a serem exploradas para proporcionar uma experiência mais completa e criar uma atmosfera de compra agradável para o cliente.
É primordial que o gestor busque sempre novas técnicas e possibilidades, bem como conhecer tudo o que está relacionado com a comunicação visual do varejo farmacêutico. O objetivo é trazer o máximo de conforto, inovação e qualidade para o cliente. Um bom trabalho de merchandising ajuda a atrair novos clientes para a farmácia e ajuda a fidelizar os consumidores já conquistados.
Aspectos relevantes para criar uma boa atmosfera de compra na farmácia
Para criar uma atmosfera de compra na farmácia é preciso que a proposta da marca esteja em harmonia com tudo o que é oferecido ao cliente. Todos os detalhes merecem atenção, desde a concepção do layout e mobiliário até a forma como o atendente recebe o cliente que entra na loja.
Existem muitos itens que influenciam na hora da compra em uma farmácia e que devem ser observados constantemente pelo gestor. Entre eles, estão:
- Fachada, luminosos, vitrine e arquitetura
- Música ambiente e som
- Perfume ou aromas característicos
- Iluminação e cores
- Decoração
- Orientação de cada seção
- Pilhas de promoções e ofertas
- Cartazes e sinalização
- Exposições de mercadorias em balcões ou vitrines
- Espaços apropriados para circulação de pessoas dentro da loja
- Ar-condicionado
- Aspecto e uniformes dos funcionários
- Variedade de produtos
- Estacionamento fácil
- Banheiros, fraldários, cadeiras e área de descanso
- Atendimento e sorriso dos funcionários
Cada detalhe é importante na formação de a atmosfera de compra na farmácia. Ao ter contato com todos os aspectos relacionados à comunicação visual, estrutura e atendimento, o consumidor interpreta como a marca deseja se posicionar para atendê-lo.
É fundamental que o gestor se preocupe em sempre oferecer algo a mais ao consumidor, ou seja, surpreender suas expectativas. A atenção e a antecipação de necessidades completam o conjunto de ferramentas e estratégias capazes de criar uma atmosfera de compra agradável na farmácia.
Fonte: Farmarcas
2 Responses
Sensacional. Estas orientações são de extrema importância, se levadas em consideração com certeza trará ótimos resultados.
Olá Ari. Ficamos muito felizes em saber que estamos ajudando no seu desenvolvimento pessoal e desejamos muito sucesso no seu caminho.