Saiba como melhorar a performance da equipe da farmácia
Para ter profissionais capacitados é preciso aplicar constantemente estratégias para melhorar a performance da equipe da farmácia. No dia a dia da drogaria é preciso que o gestor identifique os problemas precocemente e atue para resolvê-los de forma prática e eficiente.
Além dos treinamentos, que são ferramentas importantes de gestão de pessoas, é possível resolver algumas questões do dia a dia da farmácia de forma bastante rápida e prática.
Ações gerenciais na drogaria
Com o objetivo de melhorar a performance da equipe da farmácia, muitos gestores fazem diversos treinamentos com o intuito de resolver todos os problemas. Porém, antes de tomar qualquer providência, é fundamental diagnosticar corretamente quais são os pontos que precisam ser trabalhados na equipe.
Qual o papel do gerente da farmácia?
Para o gestor melhorar a performance da equipe da farmácia é possível tomar algumas atitudes simples junto aos colaboradores. Mudar hábitos gerenciais também é outra alternativa que pode trazer bons resultados na gestão de pessoas.
Confira algumas ações gerenciais que podem ajudar a melhorar a performance da equipe da farmácia:
Clareza sobre a importância do papel de cada um
Para melhorar a performance da equipe da farmácia é preciso que todos saibam exatamente o que a empresa espera de suas atividades. Essa clareza de informação deve ser apresentada por meio do reponsograma de atividades no momento da contratação do colaborador.
As informações e diretrizes também podem ser reforçadas quando alguma dúvida ou problema for detectado. Um diálogo aberto e profissional do gestor com a equipe é fundamental para que todos compreendam a importância que cada um tem no funcionamento da loja.
Nesse sentido, o gestor também pode dar feedbacks individuais aos colaboradores. Esse entendimento é uma via de mão dupla que ajuda a melhorar a performance da equipe da farmácia.
Se as responsabilidades de cada colaborador não estão claras, fica muito difícil o gestor estabelecer metas e mensurar os resultados. É preciso que todos da equipe tenham conhecimento de suas atividades e das expectativas estabelecidas no planejamento estratégico da farmácia.
Saber elogiar e reconhecer um bom trabalho da equipe
Para melhorar a performance da equipe da farmácia é preciso que os colaboradores estejam motivados. Mais uma vez, muitos gestores recorrem a palestras, workshops e apresentações para alcançar esse objetivo. O problema é que os treinamentos não vão solucionar a situação na esfera motivacional.
Dicas para avaliar o desempenho da equipe da farmácia
Nesse caso, demonstrar o reconhecimento pelo trabalho da equipe pode ser um ótimo caminho para aumentar a motivação dos colaboradores. O gestor não pode apenas fazer cobranças e apontar os erros cometidos. É preciso também reconhecer um bom trabalho e fazer elogios quando percebe um bom empenho. E lembre-se: é sempre bom corrigir erros no particular e, se possível e adequado, elogiar em público.
Fazer ajustes no ambiente e na forma de trabalho
Com o aumento da velocidade e do volume das informações, é possível que muitos métodos e processos de trabalho fiquem defasados em pouco tempo. Por isso, o gestor precisa ficar atento para rever a forma como as atividades são executadas e fazer as mudanças necessárias.
Competitividade exige profissionalização na gestão da drogaria
Para isso, promover reuniões periódicas com os colaboradores para ouvir sugestões e discutir sobre melhorias pode ser uma alternativa bastante eficaz para melhorar a performance da equipe da farmácia.
É importante criar condições para que todos os colaboradores desenvolvam um trabalho com qualidade. Para isso, o papel do gestor é supervisionar a execução e prever os possíveis problemas que podem ocorrer. A análise constante das atividades no dia a dia pode ajudar a melhorar a performance da equipe da farmácia e garantir ótimos resultados para os negócios.
Fonte: FARMARCAS