Como vender mais na farmácia, dicas e sugestões
Aumentar as vendas para a farmácia no Brasil é uma tarefa cada vez mais complicada. Isso porque, com a expansão das grandes redes e a multiplicação dos pequenos estabelecimentos, fica difícil para o empreendedor de médio porte se destacar no mercado, ampliar o negócio e conquistar uma clientela fiel.
Por isso, trouxemos, neste artigo, quatro dicas para ajudar você a alavancar as vendas da sua farmácia. Com recursos simples, é possível trazer mais pessoas, vender mais e, claro, ter mais lucro.
1. Qualifique o atendimento
Com a concorrência cada vez mais acirrada, a melhor saída para competir com grandes e pequenos adversários é investir em detalhes que fazem toda a diferença. E um bom atendimento é um dos principais fatores que levam o cliente a comprar mais e, ainda, a indicar a sua farmácia para outras pessoas.
Por isso, tenha vendedores e farmacêuticos qualificados. Eles devem estar preparados para tirar todas as dúvidas dos clientes e proporcionar a melhor experiência possível dentro da sua farmácia.
Um simples sorriso, por exemplo, faz toda a diferença! Embalar as compras e indicar outros produtos para a venda, como aqueles em promoção, também são boas ideias.
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2. Diversifique seu mix de produtos
Uma farmácia é um lugar onde se vende apenas remédios, certo? Errado!
Há muitos anos, o mix de produtos à venda nesses estabelecimentos não está mais preso a medicamentos. Produtos para higiene e beleza, por exemplo, são facilmente encontrados em farmácias, assim como outros itens relacionados, mesmo que indiretamente, à saúde.
Mas não tenha medo de ousar! Uma boa dica é reunir, em um mesmo lugar, vários produtos e serviços úteis ao cliente, de modo que ele, de uma vez só, leve tudo o que precisa.
Por isso, revistas, jornais, snacks, bebidas (não alcoólicas), rações para pets, caixas para pagamento de contas e até serviço de recarga de celular são muito bem-vindos. Com certeza, eles vão aumentar as vendas para a farmácia.
3. Exponha os itens estrategicamente
Mas não adianta ter uma boa cartela de produtos e serviços à venda se os clientes não souberem da disponibilidade deles. Por isso, você deve expor os itens de forma estratégica. Já pensou em deixar as pessoas que passam na rua sabendo dos produtos em promoção.
Ao colocar doces e, balas e chicletes perto da fila do caixa, por exemplo, a chance de os clientes os comprarem enquanto esperam o atendimento é maior. Além disso, anunciando no próprio caixa o serviço de recarga de telefone, o cliente não precisará ir a outro local para fazê-la.
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4. Invista mais em divulgação
Pense bem: quais as chances de um possível cliente notar a existência da sua farmácia? Isso só seria possível se ele passasse em frente a ela.
Investindo em divulgação, como a distribuição de panfletos, imãs de geladeira e anúncios, você amplia a presença da sua marca e atrai mais clientes. E adotando uma estratégia de marketing digital, por exemplo, você consegue potencializar essa divulgação e, se for o caso, vender até pela internet.
Viu como é possível alavancar as vendas para a farmácia com ações pontuais e que não demandam alto investimento? Além disso, trazem retorno em curto prazo!