Como transformar farmacêuticos em gerentes?
Diversos processos estão envolvidos na construção de um profissional completo, mas somente aqueles que entenderem de pessoal e processos é que apresentarão uma boa performance
O farmacêutico que atua na farmácia está diretamente ligado ao excelente atendimento, ao controle burocrático das substâncias de controle especial e ao controle do sistema de validades dos produtos da loja e ao cuidado do estabelecimento de saúde, no entanto, muito se tem solicitado a esse profissional, fazendo com que ele agregue outras funções.
O comércio varejista necessita de colaboradores multiprofissionais, ou seja, pessoas que consigam agregar às suas tarefas técnicas, a rotina de gerência, bem como o desenvolvimento humano, na busca de resultados.
Um profissional completo possuir três Ps: Processos + Pessoas = Performance.
Para ser um bom gerente, um bom líder que gera resultado é necessário:
1. Ser exemplo, todos estão observando o farmacêutico.
2. Entender que pessoas são a solução e o problema, lidere-os.
3. Ter um propósito (por que faço o que faço?).
4. Apresentar visão sistêmica, ampliada de toda a loja (olhar a farmácia de forma integral e sistêmica).
5. Conhecer sua equipe e suas deficiências e competências (só assim conseguirá delegar com maestria).
6. Saber treinar e desenvolver pessoas (todos necessitamos ser melhores em algo).
7. Nortear-se por resultados, vendas, metas (gerenciar com base nos indicadores apurados).
8. Identificar estratégias, entendendo que para tudo existem três passos:
- Uma situação atual;
- O que se deseja;
- O que fará para chegar lá.
9. Aprender a liderar uma equipe por meio da influência.
10. Possuir conhecimento técnico.
11. Entender processos, pois eles vão organizar a farmácia.
12. Liderar sua equipe por autoridade e não por poder.
13. Traçar objetivos com seu time e fornecer feedbacks a ele.
14. Acompanhar os resultados e desempenho da farmácia.
15. Ter uma boa relação com demais profissionais da área da saúde, classe médica, departamento de fiscalização e laboratórios.
16. Conhecer sobre exposição, ações de marketing e layout.
17. Conhecer o concorrente e sua política operacinal.
18. Buscar oportunidades dentro e fora da farmácia.
Que você se encha destas competências que tornarão o farmacêutico ainda melhor e mais relevante para a farmácia.
Fonte: Guia da Farmácia