A primeira impressão em vendas
Toda venda começa com uma primeira boa impressão.
Tenho certeza que você já ouviu falar disso e que já ouviu também o ditado que diz que “a primeira impressão é a que fica”. Portanto, se isso é verdade, é bom nós sabermos como causarmos esta primeira boa impressão. Hoje vamos falar da primeira impressão nas vendas, e como aplica-las em sua farmácia ou drogaria, mas antes vamos lembrar onde causar a boa primeira impressão.
O atendimento em farmácias
Apesar de muitos empreendedores acreditarem que seu estabelecimento oferece um atendimento diferenciado, na maioria das vezes isso não acontece. É preciso pensar no que distingue o seu serviço do de outras empresas. E se você não encontrar esse ponto, está na hora de realizar mudanças. Que tal começar por uma padronização? Todos precisam causar uma boa primeira impressão, falar a mesma língua, isso mostra organização na empresa e transmite credibilidade aos seus clientes.
Bom atendimento influencia experiência de compra do cliente
O poder da primeira impressão.
Quando falamos de estudos sobre as maneiras de criar uma boa primeira impressão, nos deparamos com dois principais problemas:
- As pessoas não sabem como funciona uma boa primeira impressão.
- As pessoas praticam a forma errada de causar uma boa primeira impressão.
Se você sente que se encaixa em algum destes dois problemas acima, o primeiro passo para corrigi-los é interromper o padrão errado.
O Porquê de causar uma boa primeira impressão.
Persuadir pessoas não é uma
brincadeira, nem uma habilidade nata. Na sua maior parte ela é uma
ciência que precisa ser estudada e que tem ferramentas certas para cada momento
do processo.
A primeira impressão é uma delas. Veja, nosso
cérebro é muito inteligente e, enquanto você está lendo este texto, ele está
fazendo milhões de cálculos para te ajudar a decidir coisas como: O que você
vai fazer logo depois da leitura deste texto, se este material faz sentido para
você, como você pode aplica-lo hoje, o que você estará ganhando deste
investimento de tempo e etc, verdade ou verdade?
Pois é! Quando um cliente olha para você, o cérebro dele está fazendo cálculos semelhantes baseado em tudo que ele vê em você: “Será que esse remédio que ele me indicou, pode mesmo me ajudar? Por que ela não está sorrindo? Ela não está feliz em me ver? Ela está vestida de maneira adequada para a profissão dela? Ela está me enrolando para me vender algo a mais? Ela é boa o suficiente para me ajudar?
O objetivo da primeira impressão é causar quase que uma epifania no cérebro do seu cliente! Em segundos o cérebro dele tem que estar respondendo positivamente para quase todos os seus cálculos!
Os princípios da primeira impressão.
Você precisa ser afiado como uma navalha. Isso significa que você tem que ser visto como uma pessoa que está pronta para tudo! Você está pronto para atender o seu cliente, para trabalhar por ele, para ajuda-lo, fideliza ló?
Para isso acontecer de forma natural, você
precisa passar muito entusiasmo.
Se você quer convencer alguém de que o seu produto ou serviço é bom para ela,
esteja preparado para passar isso a ela por meio do seu entusiasmo e paixão ao
falar sobre o seu produto.
Você precisa ser percebido como uma autoridade
na sua área.
O ser humano tende a ouvir e até mesmo obedecer a autoridades, por isso, o tom da sua conversa tem que ser assertivo e orientador!
Para isso, esteja preparado com respostas às perguntas mais comuns, POR FAVOR,
TIRE O “EU ACHO” DO SEU VOCABULÁRIO! Já pensou na credibilidade que um médico
passaria se, após ter lhe dado um diagnóstico, dissesse: “Ahmm, eu ACHO que
você deveria tomar este remédio aqui”. Autoridade, experts, dão comandos. Com a
sua tonalidade de voz, os seus comandos podem ser poderosos e, mesmo assim,
mansos o suficiente a ponto de que o seu interlocutor sinta que você tem o
interesse dele acima do seu.
Capacite os funcionários da farmácia
Para que possam oferecer um bom atendimento aos clientes da sua farmácia, é importante que os funcionários sejam educados e que conheçam bem os produtos.
Capacite seus funcionários para causarem uma ótima primeira impressão. Além disso, leve sempre em consideração a personalidade dos profissionais. Normalmente, os funcionários que concluem boas vendas não têm problemas com a timidez e são carismáticos.