Aumente a fidelização dos clientes da drogaria
Gerar valor para o cliente da farmácia é essencial para se diferenciar dos concorrentes e alcançar os objetivos no varejo. Para isso, há muitos fatores que o consumidor pode identificar como diferenciais do seu negócio para escolher a sua drogaria ao invés de comprar nos concorrentes.
Para aumentar a fidelização dos clientes da drogaria é fundamental ter estratégias que possibilitem o desenvolvimento da gestão do negócio em relação aos consumidores. Isso é extremamente importante para o sucesso da farmácia.
Com o objetivo aumentar a fidelização dos clientes da drogaria, muitos empresários confundem estratégias de negócio com ações promocionais. É preciso ter em mente que a divulgação de campanhas deve ser pontual e planejada. Do contrário, o cliente pode nem perceber que há uma promoção nova na loja.
Confira algumas dicas para aumentar a fidelização dos clientes da drogaria e melhorar os resultados da sua loja.
Conhecer o cliente da farmácia
Para aumentar a fidelização dos clientes da drogaria, é essencial conhecer o seu consumidor, saber quem é o seu público, quais são suas necessidades e hábitos de compra. Comece a perguntar no caixa se o seu cliente encontrou tudo que procurou ou se, durante as compras, sentiu falta de algum produto.
Entenda o perfil dos clientes e saiba como melhorar o atendimento na drogaria
É muito importante capacitar a equipe de vendas da loja para essa demanda. Vale lembrar que a empatia dos seus funcionários no atendimento é um dos principais fatores que ajudam a aumentar a fidelização dos clientes da drogaria. O contato direto com os consumidores deve priorizar a atenção e o cuidado, pois as pessoas esperam excelência no atendimento quando vão à farmácia.
Ter uma drogaria completa
Para aumentar a fidelização dos clientes da drogaria é importante que eles possam encontrar nas prateleiras e cestões tudo o que precisam. Por isso, é importante ficar atento ao mercado e analisar as tendências do segmento de varejo farmacêutico.
Muitas farmácias ainda trabalham com um sortimento pequeno de não medicamentos. E isso certamente prejudica as vendas e cria condições para os concorrentes se destacarem na região.
Como melhorar a experiência de compra dentro da farmácia?
Para aumentar a fidelização dos clientes da drogaria é fundamental trabalhar com um mix completo que atenda todas as necessidades dos consumidores. Vale lembrar que a variedade de produtos também aumenta o ticket médio da drogaria. Esse fator e extremamente importante para incrementar as vendas e melhorar o desempenho do negócio.
Investir em ofertas estratégicas
A maioria dos consumidores gosta de promoções. Caprichar em uma boa oferta atrairá muitos clientes para a sua drogaria. Você pode criar ofertas diárias, semanais ou mensais. É importante destacar que os descontos devem ser realmente atrativos se o seu objetivo for atrair os consumidores.
Lembre-se de que é essencial desenvolver estratégias de precificação e de comunicação para ter sucesso. Para isso é preciso planejamento e organização. Anunciar ofertas com base no preço da concorrência certamente deixará seu negócio um passo atrás dos demais.
Saiba como criar uma atmosfera de compra na farmácia
Além disso, dar descontos em excesso simplesmente para bater o valor praticado pelo concorrente pode prejudicar a lucratividade da sua drogaria. É fundamental ter uma estratégia bem definida e segui-la com planejamento e disciplina.
Outra opção para aumentar a fidelização dos clientes da drogaria que costuma trazer muito resultado é realizar, anualmente, ações de comemoração do aniversário da farmácia. Você pode escolher uma semana ou um mês do ano com descontos imperdíveis em toda a loja.
Além disso, investir em peças de comunicação também é fundamental para atrair consumidores e aumentar a fidelização dos clientes da drogaria. Trabalhar com materiais adequados e desenvolver uma boa campanha de vendas na região certamente trará bons resultados para a farmácia.
Criar um Programa de Fidelidade
Um item importante que garante bons resultados é um programa de fidelidade. É uma ação feita para premiar clientes que compram com maior frequência na farmácia e oferece descontos exclusivos.
Ter um cartão fidelidade em sua drogaria é uma ótima tática para trazer os consumidores de volta à loja nas próximas compras. É possível trabalhar uma lista de preços diferenciados para quem possui o cartão da loja, além de, com um cadastro sempre atualizado é possível entender melhor o comportamento de compra dos seus consumidores.
Além disso, você também pode realizar promoções pontuais. Um exemplo que pode ajudar a alcançar seus objetivos de vendas é fazer uma ação em que o cliente ganha um valor de desconto na compra de uma determinada quantidade de produtos do setor de cosméticos.
Utilizar a tecnologia para melhorar o negócio
O programa de fidelidade não pode ser apenas um cartão que você entrega ao cliente. É preciso aliar essa estratégia a um sistema que facilite a organização e o agrupamento dos dados desses consumidores para poder trabalhar comunicação segmentada e entender os hábitos de consumo dos seus clientes. Há no mercado empresas que oferecem softwares de CRM (Customer relationship management) que podem facilitar a gestão de relacionamento com o cliente da farmácia.
Ter wi-fi na drogaria para uso dos clientes também pode ser um diferencial, mas lembre-se de que a disponibilidade de um serviço como esse deve fazer parte de uma estratégia da farmácia. Seja para estimular o download do aplicativo da loja ou para interagir com as páginas de redes sociais, por exemplo.
O uso da tecnologia pode ser uma maneira de aproximar o cliente da marca e melhorar a comunicação com o consumidor de outras maneiras além da publicidade tradicional e dos materiais de PDV. Se a farmácia busca prosperar no mercado, é importante seguir as dicas desse artigo que podem ajudar a aumentar a fidelização dos clientes da drogaria e conquistar resultados cada vez melhores!
É preciso lembrar que apenas o valor do produto não é suficiente para conquistar os consumidores. A localização da loja, o sortimento de produtos e a qualidade no atendimento são também essenciais para o sucesso do negócio.
Com o mercado extremamente competitivo e os consumidores mais exigentes, entender as necessidades reais do cliente da região em que atua é fundamental para se destacar e atingir as metas de crescimento de vendas.
Entenda os principais indicadores de vendas da drogaria
Hoje o atendimento ao cliente da farmácia vem se destacando como um ativo estratégico e um diferencial para fidelizar mais os consumidores. Para isso, é preciso capacitar a equipe da loja para oferecer o que o cliente da farmácia espera e tirar as dúvidas que ele possa ter.
É importante lembrar que se o cliente sair insatisfeito, seja pelo mal atendimento ou pela falta de um produto, certamente acarretará na escolha de outro estabelecimento caso precise fazer compras futuramente.
É mais importante manter os clientes já fidelizados do que conquistar novos. Isso é uma grande premissa quando o objetivo é prosperar no varejo. Atender bem o cliente da farmácia é essencial para que ele retorne numa próxima necessidade.
Abaixo selecionamos nove dicas para encantar o cliente com ações práticas que podem gerar grande satisfação ao consumidor. Confira!
Conhecer o seu cliente
Conhecer bem o cliente da farmácia faz toda a diferença na fidelização. Antes de abrir o negócio é preciso fazer um mapeamento da persona para identificar o público-alvo da marca e como ele deve ser abordado. Esse primeiro requer bastante atenção, pois a empresa precisa conhecer os hábitos, interesses e receios do cliente para oferecer a solução mais assertiva.
E isso inclui desde a escolha do ponto comercial até o relacionamento da equipe da loja com o cliente da farmácia.
Valorizar os colaboradores
Engajar os colaboradores é fundamental para o sucesso do negócio. Se o colaborador não se sente prestigiado e ouvido, cria-se uma contínua e crescente desmotivação que reflete diretamente no atendimento ao cliente da farmácia.
Se a farmácia possui um equipe insatisfeita e sem treinamento adequado haverá pouco empenho em fazer o melhor para o cliente, e isso pode prejudicar os resultados da drogaria.
Essa insatisfação também pode surgir por uma liderança insatisfatória, ausência de uma política de valorização profissional e ausência de feedback sobre as ações. Portanto, é preciso verificar as estratégias de gestão de pessoas da drogaria para avaliar o que tem sido feito e o que pode ser melhorado!
Cuidar das pessoas
O ponto chave para fidelizar o cliente da farmácia é ter colaboradores que se empenham em manter uma boa relação com o consumidor. É preciso ter mais empatia com as necessidades do cliente para que ele se sinta mais acolhido. Demonstrar atenção, cuidado e zelo pela opinião dele é fundamental para reverter situações ruins e ainda fidelizá-lo com um bom atendimento.
Entender o valor do cliente
Quando a empresa entende o quanto o cliente é fundamental para sua existência, consegue transmitir essa importância aos funcionários que passam a ter mais autonomia em cuidar do cliente de forma mais personalizada e eficaz.
Manter constante análise do negócio
Nem sempre o gestor acerta em todas as ações, mas é possível aprender muito com os erros. Ao estudar as atitudes tomadas e o quanto elas repercutiram, o gestor consegue evitar que os erros sejam repetidos, assim como avaliar o que deu certo para que a gestão seja aperfeiçoada.
Avaliar frequentemente os processos na drogaria é essencial para reduzir custos, seja de dinheiro ou de tempo, além de aprimorar o contato e a abordagem com o cliente da farmácia.
Resolver rápido
Quando o cliente tem uma experiência negativa sobre o produto ou a empresa, é preciso resolver a situação mais rapidamente possível. As empresas tendem a não reconhecerem a insatisfação do cliente e isso agrava mais os problemas e até abre caminho para o cliente escolher a drogaria concorrente.
Mas quando o gestor reconhece a falha e busca resolver qualquer impasse, o cliente da farmácia entende que recebeu toda a atenção devida e passa a considerar a situação apenas como um incidente.
Evitar filas
Esperar muito tempo pelo atendimento é uma situação muito desagradável que gera grande insatisfação ao cliente. Drogarias que possuem uma longa fila de espera só pioram a sensação de falta de cuidado com o consumidor.
Aumentar os postos de atendimento e oferecer mais informações no ato da venda são algumas sugestões para diminuir o tempo de espera.
Além disso, resolver de maneira rápida também envolve melhorar a qualidade técnica do atendimento da loja. Se o cliente da farmácia precisa esperar muito tempo para ser atendido, talvez seja interessante avaliar se não é necessário treinar ou contratar mais pessoas para a drogaria. Instalar um painel de senhas para organizar a espera na loja também é outra alternativa que pode ser viável.
Surpreender positivamente
Quando o cliente tem seu problema resolvido e ainda é surpreendido positivamente no final do atendimento, com certeza se sente importante e valorizado.
A fidelização é um dos principais fatores de sucesso no varejo farmacêutico. Portanto, o gestor pode pensar em trabalhar com descontos para clientes frequentes, programas de fidelidade ou até distribuição de brindes em datas comemorativas, por exemplo.
Mas deve sempre lembrar que há uma série de legislações que regulam as ofertas e promoções para medicamentos. É preciso ter muito cuidado com esse tipo de ação de marketing para garantir boas vendas sem problemas com fiscalizações.
Fonte: FARMARCAS