Como ser um campeão em vendas

Como ser um campeão em vendas

A venda exige conhecimento a respeito do cliente e do problema dele. Além disso, é preciso saber sobre o produto, a concorrência, o processo de compra do cliente. Também existem outros fatores que não estão relacionados à venda, mas que podem desestimular o seu cliente a comprar de você.

Veja algumas dicas essenciais para se tornar um campeão em vendas na farmácia, superar obstáculos e aprender com a sua rotina.

Comunique-se bem

Vender é comunicar-se. Bons vendedores se comunicam como ninguém e, principalmente, sabem ouvir mais do que qualquer outra pessoa.

É justamente pelo fato de saberem se expressar e ouvir que os vendedores conseguem entender aquilo que não é dito com clareza. Com isso, é mais fácil superar obstáculos no dia a dia da drogaria.

Ao saber ouvir, o vendedor aprende a interpretar os sinais de fechamento dos clientes. Além disso, entende quais são as verdadeiras objeções ao fechamento e, principalmente, sabe se a pessoa tem potencial para se transformar em cliente.

Além disso, somente se comunicando bem é que o vendedor conseguirá controlar o seu lado emocional e converter as objeções.

Uma boa articulação, além de expressão clara e objetiva são os primeiros passos para conseguir identificar e contornar as dificuldades de vendas na farmácia.

Confie em sua capacidade

Se você não confiar que está pronto para superar os desafios de vendas, nunca conseguirá vencer sequer uma objeção de clientes. Se você sempre se questionar se está pronto para enfrentar o mercado, o cliente, a concorrência e as adversidades, nunca estará efetivamente pronto.

Lembre-se que nunca estará perfeito ou 100% pronto para vender. Você precisa confiar em sua capacidade de vender, de aprender diariamente sobre a profissão, produtos e a empresa. Assim é possível desenvolver o aprendizado para saber contornar os obstáculos um a um.

Não existe uma receita milagrosa ou uma pergunta mágica que você deva fazer para ganhar o cliente.

O que é preciso é estar ciente de que, se não confiar em si mesmo como vendedor, vai demonstrar insegurança ao cliente, e ninguém quer fazer negócios com um profissional inseguro.

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Seja apaixonado por conhecimento

Não basta apenas fazer cursos e treinamentos. Um profissional expert em vendas na farmácia precisa ser apaixonado por qualquer tipo de conhecimento: seja um livro, um conselho de um amigo vendedor ou de uma pessoa mais experiente na área.

Um bom vendedor aprende por meio de cursos, palestras e eventos. Um vendedor expert em vendas também aprende com as pessoas, sua rotina e, acima de tudo, com seus erros.

Ter uma cabeça aberta para o aprendizado é a chave para ser um expert em vendas na farmácia, saber encontrar oportunidades e ajudar os clientes em sua compra.

Assuma responsabilidades

Ninguém chega a nenhum lugar sem assumir alguns riscos e, principalmente, responsabilidades pelos seus atos. Não tenha medo de assumir os riscos e responsabilidades para ajudar os clientes a comprarem de você. Sem isso, você até pode conseguir vender alguma coisa, mas nunca será realmente um expert em vendas na farmácia.

Assuma a responsabilidade pelo sucesso dos seus clientes e milite na causa de ajudá-los a comprarem de você.

Marketing farmacêutico: uma ajuda a mais para as suas vendas.

Descubra o que os clientes realmente querem

Muitas vezes os clientes não querem apenas o que estão pedindo. Geralmente eles nutrem uma expectativa maior sobre seu produto e empresa. Por conta disso, foque em realmente descobrir o que os clientes querem e esperam ao comprar seus produtos.

Eles não querem apenas aquilo que dizem. Na realidade, todas as pessoas nutrem uma expectativa maior por aquilo que você faz. É preciso descobrir os gatilhos emocionais dos clientes e suprir essas expectativas no momento do fechamento.

O NÃO é o seu menor problema

Quando ingressamos na carreira de vendas na farmácia, nosso maior medo é de receber NÃO de clientes. Por impulso, queremos vender para todo mundo e, com isso, acreditamos que o NÃO é a nossa maior derrota. Grande engano!

O NÃO faz parte do processo de vendas. Algumas pessoas, por mais que queiram comprar o que vendemos, não podem pagar por determinado produto. Outras, não têm interesse no que estamos oferecendo naquele momento.

É preciso estar pronto para receber os “NÃOs” e seguir trabalhando para melhorar a maneira como você oferece algum produto. Ou talvez entender que aquele tipo de público não se interessa por determinado item. Pouco a pouco, no dia a dia da farmácia, você vai entender melhor o comportamento do consumidor.

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