Vendas a prazo e a fidelização do cliente
As vendas à vista parecem sempre o melhor para seu negócio, porém, a atual situação que estamos passando não permite que todos os consumidores tenham essa opção. A pandemia do Coronavírus fragilizou a economia ainda mais, e as altas nos preços de produtos diminuíram o poder aquisitivo dos clientes fazendo com que buscassem outras formas de pagamento.
A adaptação ao sistema de vendas a prazo se torna uma boa opção para capturar clientes que necessitam de uma forma flexível de pagamento. O crediário próprio é algo que acaba assustando os empresários, mas com uma boa gestão o processo pode diferenciar seu negócio da concorrência, abrindo vantagens sobre ela.
Hoje veremos que algumas medidas podem ajudar na hora de realizar vendas a prazo, minimizando a chance de inadimplência e fraudes, aumentando suas vendas e contribuindo para a fidelização de seus clientes.
A economia hoje
A crise mundial devido ao surto do Covid-19 pegou o Brasil de surpresa no início deste ano. Com a alta nos preços de produtos e a restrição no comércio devido ao distanciamento social, tanto comerciantes quanto clientes foram prejudicados.
Clientes com baixo poder aquisitivo agora buscam uma alternativa de crédito para realizar compras básicas, como alimento e medicamentos. Porém, a falta de acesso a esse crédito acaba limitando bastante as opções também para outros produtos.
Com essa flexibilização de pagamento, a sua loja pode captar vendas desse público e fazer com que o cliente leve uma maior variedade de produtos, aumentando assim seu número de vendas e ticket médio.
Competitividade no mercado
A opção de parcelamento de forma terceirizada pelas operadoras de cartão já é bem comum no mercado. Estas, além de taxas administrativas, exigem que o cliente tenha um cartão na modalidade crédito, limitando assim o nicho que abrangem.
Mas disponibilizar a mercadoria sem a garantia de recebimento é uma boa ideia?
O parcelamento via crediário próprio permite uma expansão na variedade de clientes e uma diferenciação dos concorrentes no mercado. Isso é a chave para a fidelização, mas é preciso lembrar do cuidado no registro de tais operações.
Quais estratégias usar?
Vejamos algumas dicas que irão ajudar no processo de segurança e fidelização dos seus clientes:
- Cadastro atualizado
Mantenha um cadastro atualizado de seus compradores, isso irá aproximar a relação com eles tanto para vendas presenciais quanto para entregas. O hábito também irá garantir sua segurança caso precise consultar ou tomar alguma medida administrativa para o recebimento.
- Análise do cliente
Defina documentos padrões e assinaturas de contratos para vendas a prazo. A exigência de mais informações do cliente por meio de documentos evita fraudes e contribui para o cadastro atualizado do mesmo. A assinatura, juntamente com informações de nome, CPF e endereço são necessárias em caso de negativação junto a órgãos de proteção de crédito.
- Órgãos de proteção
Tenha parceria com órgãos de proteção de crédito. A inadimplência é um grande ponto negativo nas vendas à receber, por isso, a consulta do clientes é uma ótima opção para proteger seu negócio de clientes fraudulentos ou que estejam com problemas financeiros. Aliado ao cadastro atualizado do cliente, há também a possibilidade de negativação do mesmo caso necessário.
- O crédito da loja
É interessante que a análise de crédito seja feita não só para o cliente, mas principalmente para a loja. Um cenário onde todos os produtos da loja são vendidos para quitação no outro mês não é o ideal, sendo assim, é necessário uma análise financeira para definir o limite de crédito da loja.
- Automação
Busque sempre facilitar o armazenamento das informações. A aquisição de um sistemas com gerência de contas a receber é recomendada para todos. Em um bom software é possível guardar desde informações básicas de cadastro de clientes, até calcular limites de crédito, gerenciar bloqueios para clientes com contas atrasadas e definir condições especiais individualmente. O sistema pode auxiliar o processo de venda, informando caso o cliente tenha alguma pendência ou esteja bloqueado e fornecendo campos de assinatura. O mesmo também auxilia no momento do acerto com o cálculo de juros e o desbloqueio de clientes com todas as contas pagas.
Tomando medidas de segurança o crediário próprio é uma ótima opção para conquistar novos clientes e aumentar suas vendas. Com um bom sistema a gerência se torna mais fácil e segura. Entendendo a situação econômica é possível ajudar o comprador a ter o básico e flexibilizar para que o mesmo adquira mais produtos, dando mais atenção, diferenciando da concorrência e fidelizando o cliente em seu estabelecimento.