Estratégias para uma nova campanha de Black Friday
A Black Friday é uma campanha de vendas que acontece anualmente em novembro e quando bem realizada, garante que uma empresa feche o ano com chave de ouro.
No caso específico das farmácias, existem algumas estratégias que podem potencializar as vendas, fidelizar clientes e atrair novos leads. E é exatamente sobre isso que falaremos hoje.
Novas tendências
Antes de começarmos, é importante entender que o comportamento do consumidor mudou significativamente no ano de 2020, devido ao isolamento social. Entender o que os clientes desejam, é essencial para criar uma estratégia de vendas bem sucedida.
De acordo com uma análise realizada pela consultoria BloomReach, expert em experiências de compra, 50% dos consumidores estão comprando online itens que jamais pensavam em comprar pela internet.
Além disso, os consumidores da era digital estão ainda mais atentos à atuação social das marcas e dão preferência a compras em empresas pequenas e na vizinhança.
De modo geral, o que os consumidores buscam são boas jornadas de compra, rapidez para ter o produto em mãos, e é claro, preço justo. Pensando nisso, selecionamos algumas estratégias que podem ajudar não só na Black Friday, mas sim no ano todo.
Invista no Omnichannel
A multicanalidade (Omnichannel) permite uma melhor integração dos modelos de compra online e offline. Dessa forma, o cliente pode escolher se prefere esperar pela entrega no conforto do seu lar ou se prefere retirar o produto na loja mais próxima.
Oferecer mais opções aos diferentes perfis de consumidores é um dos fatores decisivos no momento da compra.
Tenha presença online com conteúdos relevantes
Não é novidade que vivemos numa era digital, onde a internet tem grande poder de influência sob os consumidores. Por isso, é preciso usar esse recurso a favor dos negócios.
E para isso existe uma infinidade de opções, dentre as quais o marketing de conteúdo tem ganhado destaque cada vez maior. As pessoas buscam informações novas, com riqueza de informação e uma linguagem descontraída.
Então, criar conteúdos que sejam relacionados às necessidades do cliente é uma ótima ideia. Por exemplo, se o seu público tem interesse no setor de beleza, por que não criar post falando sobre lançamentos ou benefícios de alguns produtos?
Aposte nos influenciadores digitais
O influencer marketing, que tem crescido muito nos últimos anos. Segundo uma pesquisa do Facebook IQ, esse tipo de estratégia tem sido uma ótima opção para fugir da publicidade mais tradicional e atrair novos públicos.
Além disso, estima-se que US$9,7 bilhões serão gerados com os digital influencers apenas em 2020.
Na Black Friday, ter um influenciador digital divulgando sua farmácia e as ofertas pode ser uma ótima maneira de atrair mais clientes.
Foque na experiência do cliente
A UX (User Experience) tem se mostrado cada vez mais um fator determinante no sucesso de uma empresa. Oferecer uma boa jornada de compras, além de um atendimento excepcional é fundamental para superar a concorrência e ter destaque nas vendas.
Além disso, vale a pena investir no atendimento online. Para isso, o WhatsApp tem mostrado bons resultados, pois além de oferecer agilidade nas mensagens instantâneas, permite que o contato com o cliente se torne ainda mais próximo e pessoal.
Conclusão
A Black Friday de 2020 com certeza será diferente das anteriores e evidenciará ainda mais a mudança no comportamento do consumidor. Portanto, ter boas estratégias podem garantir não só um bom fechamento para o ano mas também a fidelização de uma nova parcela de clientes.
Confira aqui outras dicas para criar uma campanha de sucesso!
One Response
Parabéns pelo artigo.
desejo-lhe sucesso!