A atenção ao definir e apresentar preços
Atualmente o processo de precificação dos produtos é descrito como um simples cálculo com base no lucro desejado e concorrência de mercado. Infelizmente sabemos que este processo não é tão simples. É necessário entender e analisar diversos fatores para realizar o melhor equilíbrio nas vendas.
Um valor muito alto pode espantar os clientes, já um excessivamente baixo irá causar até mesmo prejuízo. Sendo assim, o ideal é que o valor seja acessível e, ao mesmo tempo, traga lucro ao estabelecimento.
Somente isso é o suficiente? Não. É preciso de conhecimento sobre seu produto, nicho de mercado e consumidor. Cálculos de despesas variáveis como transporte, avarias e comissionamento resultam em um aprofundamento indispensável para definir os preços.
Saindo um pouco dos cálculos, a apresentação de preços e estratégias de marketing também refletem positivamente nas vendas. É necessário apresentar o produto e preço que deseja vender da melhor forma possível. Além disso, promoções e descontos progressivos se tornam bastante atrativos para qualquer cliente.
Hoje, veremos algumas dicas para precificar bem, e apresentar valores ao cliente da melhor maneira possível.
A importância do equilíbrio
A ideia principal do mercado consiste em um cálculo simples com lucro e concorrência. Esses fatores realmente devem ser levados em conta na escolha do preço, porém, não são os únicos.
O equilíbrio no preço consiste em estabelecer um bom lucro, com todas as despesas já calculadas, e manter o valor acessível. Para isso, deve-se estar atento a alguns pontos na hora de escolher o preço:
Custo de aquisição. É necessário avaliar o custo de compra dos produtos, buscando sempre o melhor negócio. Sistemas avançados conseguem emitir listas para cotação com fornecedores, comparando os preços e sugerindo a melhor compra.
Custos variáveis. O produto não chega ao consumidor final instantaneamente, por isso, custos de transporte e armazenamento devem ser levados em conta. O comissionamento ou simples pagamento dos vendedores são valores significativos e precisam de atenção.
Margem de erro. Estipule aos produtos um valor como “margem de erro”, este irá minimizar prejuízos em caso de avarias, furtos, roubos ou vencimento. Este valor também pode servir para cobrir a oferta de concorrentes diretos e garantir a venda.
Impostos e taxas. Alguns produtos possuem impostos mais altos e variáveis dependendo do estado. Peça ajuda a sua contabilidade para cálculo e aplicação aos produtos.
Esteja antenado. É de sabedoria popular que conhecimento é poder. Nesse caso, saber sobre seu produto é uma grande vantagem, e entender a sazonalidade e os riscos de saturação do mercado irão garantir que mantenha suas vendas equilibradas. Saber como anda a concorrência é indispensável, fazendo com que algumas empresas até mesmo paguem um funcionário para fazer essa pesquisa. Mantenha a atenção nesses fatores e calcule.
Quais estratégias usar?
Como previsto na Lei de número 10.962/04 do ano de 2004, os produtos devem conter o preço disponível aos consumidores. Sendo assim, é mais que necessário manter a organização e boa apresentação de produtos nas gôndolas e prateleiras.
A emissão de etiquetas, tanto para preços padrões como promocionais, pode ser realizada com a ajuda do seu software de gestão, agilizando o processo e se tornando independente de uma empresa de serviços gráficos.
Automatize sua loja com um sistema de gestão, ele irá proporcionar facilidade na organização de preços e emissão de etiquetas.
A visibilidade dos valores também está acordada na Lei. O produto precisa apresentar valor legível e acessível a todos os clientes, sendo assim, a organização da loja deve ser mantida para que não haja problemas, e as etiquetas devem ser claras e objetivas.
Se tratando de marketing, a adoção de etiquetas com valores promocionais é uma estratégia muito usada no mercado. O consumidor acaba tendo a atenção voltada para a diferença do antigo para o novo preço. A realização de descontos progressivos como o famoso “leve 2, pague 1”, se torna bastante atrativo para novos e antigos clientes.
É necessário calma e conhecimento de mercado ao definir um preço. Cálculos devem ser feitos para evitar imprevistos que possam prejudicar o negócio. Um bom sistema de gestão irá facilitar na automação do processo e, em simultâneo, ajudar em impressões de valores e organização da loja.