Como melhorar o atendimento na farmácia?
Aprender como melhorar o atendimento na drogaria é fundamental e pode melhorar bastante os resultados internos. Atualmente, os clientes valorizam bastante esse quesito e gostam de locais que os atendam com qualidade.
A gestão tem tantas coisas para se preocupar e pode acabar esquecendo do atendimento, mas é algo perigoso. No entanto, algumas dicas facilitam bastante o fato de atender corretamente e é importante conhecer os pontos de atenção.
É chegada a hora e o momento de descobrir como melhorar o atendimento na drogaria de um modo simples. Dessa forma, confira a seguir as informações para que a equipe atenda os clientes da melhor maneira possível.
É primordial entender, antes de mais nada, que não existe nenhuma “fórmula mágica” e a melhora do atendimento exige empenho. Sendo assim, é essencial investir em treinamento para que a equipe atenda do modo correto.
Dá para citar três dicas importantes e a chance é que melhore ainda mais o atendimento na drogaria. Veja abaixo sobre cada uma delas e descubra como atender da melhor maneira possível os seus clientes.
1. Treine os colaboradores para ter empatia pelos clientes da drogaria
Em primeiro lugar, antes de pensar em agilidade, é primordial usar a empatia por cada cliente que chega na drogaria. A pessoa pode estar enfrentando uma dor de cabeça simples ou até mesmo uma doença bastante perigosa.
Quando o colaborador tem empatia pelo cliente, a tendência natural é atendê-lo com um nível maior de qualidade. Por saber o que o cliente busca e se colocar no lugar dele, a chance de ser mais ágil e objetivo é maior.
Vale lembrar que não existe uma fórmula mágica para ter empatia, porém a gestão pode orientar o time para esse fato. Com o tempo e tendo atenção nessa questão, os próprios colaboradores começam a atender com mais empatia.
2. Oriente a equipe a dominar as informações sobre os vários tipos de medicamentos
A primeira dica foi mais no tom emocional, porém essa segunda é ligada a parte técnica e é essencial para o atendimento. Ou seja, a melhor opção é treinar a equipe de trabalho para dominar os tipos de medicamentos que são vendidos.
Lembre-se: o time pode até não saber os dados técnicos de cada medicamento, mas deve entender os vários tipos. Por exemplo: relaxante muscular, ansiolítico, estimulante sexual, pressão arterial, diabetes, etc.
Para melhorar o atendimento na drogaria, busque ter o time de trabalho com a parte técnica dos medicamentos em dia.
3. Cobre dos colaboradores uma boa apresentação pessoal para melhorar o atendimento na drogaria
Por fim, é necessário cobrar os colaboradores uma excelente apresentação pessoal e esse fato faz muita diferença. Quando o time está bem vestido e no padrão da drogaria, o atendimento tende a ficar ainda mais profissional.
Estar com o uniforme limpo e no padrão que a drogaria definiu, como você sabe, é fundamental para que o cliente veja que existe essa padronização. Do mesmo modo, é necessário estar com o ambiente limpo e bem organizado.
As dicas mostradas aqui te ajudam com o atendimento na drogaria tornando-o cada vez melhor. Coloque-as em prática e perceba a diferença que faz, pois atender corretamente, sempre foi, e ainda é um diferencial para o negócio.