Dia Nacional do Farmacêutico
No dia 8 de Setembro de 1930 o Ministério da Saúde publicou o Decreto 20.377 aprovando e regulamentando a profissão farmacêutica. Esse ato normativo descreve o exercício desse profissional. Dentre mais de 130 áreas de atuação a que mais temos contato de forma direta é o Farmacêutico balconista nas drogarias e farmácias. É de grande importância ter esse contato direto nos balcões, pois ajuda a manter a saúde da população, servindo-os com a assistência e atenção farmacêutica.
A Associação Brasileira dos Farmacêuticos criou em 1916 um dia exclusivo para honrar os farmacêuticos e escolheram o dia 20 de janeiro para dar mais visibilidade a esses profissionais no Brasil. A Resolução Nº 460 de 23 de março de 2007 do Conselho Federal de Farmácia oficializou a data.
Convidamos Lorena Baía, presidente do conselho Regional de farmácia do estado de Goiás para falar da escolha da sua profissão e deixar uma mensagem aos farmacêuticos de todo Brasil.
“Eu sou farmacêutica há 22 anos! Escolhi essa profissão porque sempre gostei de cuidar de pessoas! A farmácia além de parte do sustento da minha casa, me deu amigos e uma enorme realização pessoal! Eu sinto muito orgulho em ser farmacêutica. Esta é a profissão que cuida e que faz bem. O farmacêutico é o profissional mais próximo e acessível à população e está sempre disponível para orientar e melhorar a qualidade de vida da sociedade. Sou apaixonada por essa profissão! Parabenizo todos os colegas por esta data especial, dia 20 de janeiro, Dia Nacional do Farmacêutico! Passamos por momentos difíceis durante a pandemia do novo coronavírus e o farmacêutico se mantém firme, necessário e atuante. Nunca a sociedade precisou tanto dos farmacêuticos e nós seguimos trabalhando com determinação para mostrar o nosso valor! Seja nas farmácias, drogarias, hospitais, unidades básicas de saúde, laboratórios de análises clínicas, centros de distribuição de medicamentos ou em tantos outros estabelecimentos de saúde, há sempre um farmacêutico preparado para orientar e cuidar de vidas. E isso nos enche de orgulho! Parabéns!”
Monteiro Lobato era preocupado com a saúde pública do país. Chegou a aderir a campanha sanitarista do início do século XX. Escreveu diversos artigos para o jornal denunciando as dificuldades e precariedade da saúde das populações rurais. Ainda em vida deixou um poema em homenagem aos farmacêuticos, salientando sua importância e humildade para com a sociedade.
Papel do Farmacêutico
“O papel do Farmacêutico no mundo é tão nobre quão vital.
O Farmacêutico representa o órgão de ligação entre a medicina e a humanidade sofredora.
É o atento guardião do arsenal de armas com que o Médico dá combate às doenças.
É quem atende às requisições a qualquer hora do dia ou da noite.
O lema do Farmacêutico é o mesmo do soldado: servir.
Um serve à pátria; outro serve à humanidade, sem nenhuma discriminação de cor ou raça.
O Farmacêutico é um verdadeiro cidadão do mundo.
Porque por maiores que sejam a vaidade e o orgulho dos homens, a doença os abate – e é então que o Farmacêutico os vê.
O orgulho humano pode enganar todas as criaturas: não engana ao Farmacêutico.
O Farmacêutico sorri filosoficamente no fundo do seu laboratório, ao aviar uma receita, porque diante das drogas que manipula não há distinção nenhuma entre o fígado de um Rothschild e o do pobre negro da roça que vem comprar 50 centavos de maná e sene.” (Monteiro Lobato)
Temos orgulho de sermos profissionais que cuidam da saúde, que segue todos os parâmetros para desempenhar o papel árduo de ser farmacêutico, sentem-se lisonjeados pois nós do Sistema Unifar lhe desejamos um ótimo dia do farmacêutico, sabemos o quão são importantes na vidas dos cidadão e da ciência.
Feliz dia Nacional do Farmacêutico!!!