Boas práticas na cotação de preços

Boas práticas na cotação de preços

Com a economia atual, um hábito praticamente obrigatório nos estabelecimentos é a cotação de preços. Este processo está diretamente ligado à possibilidade de venda e a margem de lucro aplicada na loja.

É comum nos pegarmos comparando preços, porém, a cotação deve se estender além do valor do produto. Avaliando qualidade, marca, atendimento e prazo de entrega. A melhor escolha será a que trará mais benefícios e maior eficiência para seu negócio.

A orientação correta e o auxílio de um software de qualidade, auxiliam em tornar o processo mais usual e prático. Por isso, nesse artigo mostraremos a definição e boas práticas na hora de cotar preços.

O que é cotação?

A cotação de preços consiste basicamente em uma pesquisa de preços, buscando o melhor custo para compra de um produto ou serviço. Todavia, não devemos nos prender somente ao valor. é necessário avaliar também o benefício e qualidade. De nada adianta um bom preço e demoras na entrega, má qualidade no produto ou serviço, e baixa aceitação por parte do consumidor final.

O processo não deve somente acompanhar a demanda da loja. Deixando para a última hora, tudo pode ficar um tanto quanto corrido. Realizar pesquisas com os fornecedores e prestadores de serviço pode ampliar o tempo para negociações e dar a possibilidade de mais empresas serem avaliadas.

É comum observarmos uma junção entre orçamento e cotação, apesar de comum, essa interpretação não está correta. O orçamento consiste em uma estimativa de valores a serem gastos internamente em um período. Já a cotação é realizada após a declaração de necessidade de produtos ou serviços da empresa.

A cotação é realmente necessária?

Para qualquer empresa que vise lucratividade, sim, é necessária. A cotação está diretamente ligada à lucratividade na loja. Isso se deve a flexibilização da margem de lucro dos produtos, resultando em um ganho com o preço cheio e maiores opções de descontos e promoções

O custo de aquisição é um dos pilares básicos da precificação, sendo assim, fique atento e organize os preços para garantir o melhor para o estabelecimento e consumidor final.

Existe uma maneira correta?

No momento de cotar preços, há algumas boas práticas que podem ser adotadas. Esse modelo é usado em diversos comércios de sucesso.

Crie um setor de gestão de compras

Um setor somente para cotar preços? Não. Um setor de gestão de compras se estende desde o momento da identificação de quais produtos ou serviços serão necessários, até a entrada, conferência e devolução de produtos. 

Esse setor irá evitar compras desnecessárias, manter o estoque atualizado e sem faltas, cotar o melhor custo e evitar entradas de produtos divergentes do pedido.

Cote no maior número de fornecedores possível

Quanto mais fornecedores forem cotados melhor, sendo estabelecido um mínimo de três. Assim você terá mais opções de preços, variedade de marcas e prazos de entrega. 

Além disso, esse processo irá ajudar a não estabelecer uma relação de dependência de um único fornecedor. Uma boa relação de confiança é sempre bem vinda, porém, uma dependência o fará refém de um só local de compra.

Não aceite o primeiro preço

Mesmo após comparar os preços, não aceite o primeiro ofertado. Durante a primeira oferta é comum que os fornecedores coloquem um preço com margem para negociação, sendo assim, eles já esperam uma oferta para negociar descontos.

Confira também os descontos por condição de pagamento, os preços normalmente apresentam uma variação com base nesse fator.

Não faça a cotação somente quando precisar do produto

Deixar para cotar preços na última hora pode atrapalhar muito o processo, por isso, tenha um controle de estoque em sua loja e esteja sempre antenado para ofertas de fornecedores e condições especiais.

Mas não se esqueça de conferir a validade, o controle desta deve ser feito para evitar perdas e desperdícios.

Conte com ajuda tecnológica

Nada melhor do que a ajuda de um programa de gestão. Um bom software poderá ajudar muito além da cotação.

Os sistemas atuais são capazes de calcular e sugerir compras com base em análise de vendas e estoque regulador. Desta forma, podem cadastrar licitações para serem cotadas com apenas alguns cliques. 

Possui também um campo para colocar os preços informados pelo fornecedor e compará-los. Dispensa o uso de planilhas manuais e centraliza todo o processo.

Veja mais cinco motivos para ter um software de gestão.

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