Como será o varejo farmacêutico em 2021?
Composto por farmácias e drogarias, o varejo farmacêutico apresenta crescimento significativo desde a década de 80, quando aconteceu uma forte expansão das grandes redes, além da informatização e digitalização.
A cada ano novos desafios são lançados no setor e em 2021 não poderia ser diferente. Para acompanhar as tendências e se preparar para o que está por vir, continue lendo esta matéria.
O varejo farmacêutico no Brasil
De acordo com dados da renomada auditora IQVIA, o varejo farmacêutico movimentou a quantia de R $134,9 bilhões em 2020, o que representa um crescimento de 15,7% em relação ao ano anterior.
Esses números trazem algumas informações importantes em relação ao varejo farmacêutico. Primeiramente, evidenciam a resiliência do mercado frente à situação econômica ocasionada pelo Coronavírus.
Em segundo lugar, os resultados apresentados confirmam e até mesmo superaram as expectativas. No ano de 2019 já foram feitas previsões de que o varejo farmacêutico teria um crescimento em 2020, mas em taxa inferior à realidade.
Um dos principais fatores que levou o setor farmacêutico a não sofrer com a crise mundial é justamente a relação direta com a pandemia. A seguir, vamos explicar como o novo coronavírus impactou o mercado farmacêutico.
Impactos da Covid-19
Farmácias e drogarias oferecem à população serviços e produtos essenciais, e por isso se mantiveram abertas ao longo de todas as fases de isolamento social. Além do que já era consumido, alguns produtos ganharam destaque de vendas durante a pandemia.
Um exemplo é o das vitaminas C e D, que registraram recordes de venda. Além disso, medicamentos para insônia, principalmente fitoterápicos que não exigem prescrição médica tiveram muita saída.
Já os medicamentos psiquiátricos apresentaram grande crescimento de vendas devido a dois fatores apresentados pelos profissionais de saúde. Primeiramente a piora nos quadros psiquiátricos de pacientes antigos. Em segundo lugar, houve notável aumento de novos casos relacionados a distúrbios mentais.
Outro impacto da pandemia foi o fortalecimento de pequenas lojas. Isso se deve ao fato de o público consumidor preferir percorrer menores distâncias em buscas de produtos farmacêuticos. Por isso, farmácias e drogarias de bairro cresceram, de modo geral.
Você pode aprofundar no tema lendo esse artigo aqui. Agora, sem mais delongas, vamos as tendências do varejo farmacêutico para 2021.
Tendências para 2021 no varejo farmacêutico
Antes de apresentarmos as tendências, é preciso esclarecer um ponto muito importante. O território brasileiro é muito amplo e possui realidades distintas. Então nem sempre as previsões vão se confirmar para todas as localidades. É necessário que cada um faça ajustes e interprete as tendências de maneira mais próxima ao mercado local.
Vamos às previsões dos especialistas para o varejo farmacêutico em 2021.
Aumento no consumo de medicamentos para o sistema nervoso central
Como apresentamos anteriormente, a pandemia levou ao agravamento e ao aumento de casos relacionados a doenças que envolvem o sistema nervoso central. Por isso, a procura por medicamentos prescritos para ansiedade, depressão e outras enfermidades como essas cresceram exponencialmente.
Portanto, vale a pena garantir um estoque sempre em dia e boas condições tanto aos clientes antigos quanto aos novos nesse setor.
Aposta na transformação digital e em novas tecnologias
No ano de 2020 o engajamento social cresceu exponencialmente, principalmente devido ao isolamento social. O consumidor busca seus produtos online, compara preços e finaliza a compra sem sair de casa.
Então, investir na transformação digital e em novas tecnologias é primordial para oferecer aos clientes experiências cada vez melhores.
Expansão das lojas físicas
Grandes redes do varejo farmacêutico planejam investir na expansão das lojas físicas em 2021. Isso se deve principalmente ao aumento no faturamento e na demanda em 2020.
Essas são apenas algumas das tendências para 2021. Para se manter sempre atualizado, continue acompanhando o Blog UNIFAR. Até a próxima!