Como identificar oportunidades de mercado
Sabemos que o Brasil é um país com grande número de empreendedores, e os brasileiros estão sempre desenvolvendo novos negócios. Essa afirmação pode ser comprovada pela pesquisa GEM realizada em 2018 que mostrou que 51,9 milhões de pessoas no país possuem sua própria empresa. Esse número equivale a 38% da população.
Mas cabe o questionamento: de onde vêm essas ideias de negócio? Nós respondemos: Elas vêm das oportunidades de mercado.
Contudo, muitos desses empreendedores, ao abrir um negócio, não se informam devidamente quanto à saturação do nicho que escolheram, ou seja, se já existem muitos negócios naquele ramo que atendam às necessidades da população.
Ideias de negócios que se destacam são aquelas que, ao identificar uma oportunidade, se diferenciam das demais.
Mas afinal, como posso identificar essa oportunidade de mercado para criar um negócio novo ou adaptar o já existente?
É sobre isso que iremos falar hoje: explicaremos como identificar oportunidades de mercado e melhorar o desempenho do seu empreendimento!
O que é uma oportunidade de mercado?
Em primeiro lugar, o que é uma oportunidade de mercado? De acordo com o dicionário, oportunidade é uma situação apropriada, um momento favorável para alcançar um objetivo ou uma situação que é propícia para que algo aconteça em certas circunstâncias.
Nos negócios, se possuirmos a perspicácia necessária para reconhecer a falta de uma determinada mercadoria, o desconforto de uma situação do cotidiano, e formos capazes de fornecer produtos, serviços que atendam às necessidades ou expectativas de alguém, surgem as oportunidades de mercado.
Confeitarias, sorveterias, ou lojas de eletrodomésticos têm todas essas ideias, mas como saber qual delas é viável e encontrar oportunidades de negócios?
Como identificar a oportunidade de mercado
• Realize a segmentação do perfil consumidor
Para encontrar oportunidades de mercado primeiro deve-se entender as necessidades do cliente, e para tanto, deve-se identificar grupos de consumidores com características comuns.
Essas características podem ser mensuradas, como idade, sexo, naturalidade, escolaridade, ocupação, nível de renda, e também podem ter características qualitativas, como estilo de vida, atitude, padrão cultural, valores e motivação para compra.
Variáveis mensuráveis podem ajudar a estimar o número de clientes em potencial. Por exemplo, um fabricante de bengalas deve saber quantos adultos na faixa etária de 70 anos ou mais em uma sociedade usam esse instrumento, ou a incidência de deficientes que podem vir a necessitar dele. Variáveis empíricas podem ajudar a determinar as motivações que levaram à decisão de compra, como preço, prestígio, conveniência, durabilidade e design.
• Analise as tendências de mercado
Para entender as novidades e tendências, e identificar oportunidades de mercado, sejam de curto prazo (existentes no ambiente de negócios de hoje) ou de longo prazo (essas ideias vão durar muito tempo), preste atenção em novos investimentos, quais segmentos de mercado são mais lucrativos e quais se encaixam no seu limite orçamentário.
• Empregue uma ideia inovadora
A oportunidade de mercado, que se origina de uma boa ideia, normalmente começa da seguinte forma: “Como não pude pensar nisso antes?”. Quando esse estalo, o chamado “insight”, se torna uma boa ideia para um produto ou serviço, acaba tendo sucesso no mercado.
Normalmente são ideias simples, mas muito inovadoras. Portanto, é importante colocar ideias no papel e transformá-las em reais oportunidades de negócios. Promova testes, avaliando se aquela ideia pode realmente se transformar em algo que solucione problemas no cotidiano da população ou, ao menos, em uma parte dela.
E aí, gostou de ver um pouco mais sobre as oportunidades de mercado e como identificá-las?
Utilizando esse conhecimento técnico simples, você pode atingir resultados numa proporção nunca antes imaginada!
Tá esperando o que pra pôr em prática?
Esperamos ter ajudado e desejamos boa sorte em sua caminhada!