Como aumentar as vendas através do atendimento?
Atualmente, com as mudanças socioeconômicas vivenciadas pelas novas gerações, abrir um negócio ou empreender ficou um pouco mais fácil do que era.
No entanto, essa facilidade traz consigo alguns malefícios, como o aumento da concorrência de mercado, por exemplo.
Há espaço para todos no mercado, mas como fazer para se destacar? Um bom atendimento, nesse caso, pode ser um diferencial importante para atrair novas vendas ou aumentá-las.
Por isso, separamos algumas dicas sobre como você pode aumentar as vendas na sua farmácia e drogaria através do atendimento.
- Treinar a equipe
Para manter um bom padrão de qualidade no atendimento ao cliente, oferecer um treinamento aos funcionários é fundamental.
É importante que o vendedor saiba passar informações sobre o produto que está vendendo, além de se mostrar atencioso e preocupado com as necessidades de cada cliente.
- Honestidade
Muitas vezes, o vendedor tem uma sede muito grande de vender e, por isso, fala o que o cliente quer ouvir e não a verdade. Porém isso causa ainda mais prejuízos a longo prazo. Então seja sempre honesto com seu cliente.
É preferível uma venda não feita do que uma venda mal feita na qual o cliente foi enganado, e ficará extremamente insatisfeito e, possivelmente, falará mal da sua loja na roda de amigos. Evite criar uma má reputação.
- Assertividade e objetividade
Além disso, seja assertivo, afinal ninguém gosta de ser enrolado. Se precisar pesquisar alguma informação ou produto ou fazer algum processo demorado, informe o cliente. Se não tiver o produto que ele procura, avise e ofereça outro similar. Não tente ficar empurrando produtos que não estão relacionados com o que ele procura.
- Respeite o cliente
Entender que cada cliente tem uma personalidade diferente e, por isso, age de maneira diferente é essencial.
É importante saber lidar de forma individualizada com cada um deles. Alguns preferem ler os rótulos sozinhos para se informar, outros gostam de conversar com o vendedor e pedir informações detalhadas. Respeite a individualidade de cada cliente.
- Pós-venda
Quem acha que o atendimento acaba depois que o cliente compra o produto está enganado. Um atendimento de qualidade pressupõe uma boa experiência pós-venda também.
Essa é uma forma de garantir que o cliente esteja satisfeito e, além disso, uma oportunidade de ouvir a opinião do público e possivelmente melhorar o atendimento em alguns aspectos.
Um formulário com um espaço para sugestões e reclamações é uma boa opção para um atendimento pós-venda. Essa atitude demonstra que o vendedor se importa com a experiência do cliente e permite que ele melhore o serviço oferecido.
- Atendimento online
Quando o assunto é atendimento, não podemos esquecer do online, principalmente agora na pandemia, que os comércios tiveram que se adaptar ao mundo digital.
Um ponto importante é ter canais de atendimento modernos. Às vezes, o cliente quer apenas tirar uma dúvida, mas o único canal de atendimento é um e-mail e esse e-mail ainda demora dias para ser respondido. Talvez migrar para uma rede mais moderna, como o WhatsApp ou um Chatbot, seja uma boa forma de facilitar a vida do seu cliente.
É um mundo cada vez mais competitivo e difícil de se destacar. Para isso, aposte em agilidade e praticidade.
Esperamos que esse conteúdo tenha esclarecido suas dúvidas e te ajude a potencializar as vendas na sua farmácia ou drogaria através de um bom atendimento.
Não se esqueça que esse é um pilar muito importante para qualquer negócio e, por isso, deve ser estudado com muita atenção!
Para mais dicas valiosas, notícias e esclarecimentos importantes no nicho farmacêutico, continue acompanhando o nosso blog e nossas redes sociais.