A importância de dar brindes e fazer ações promocionais em sua farmácia
O atual mercado competitivo de drogarias se caracteriza pelo grande número de estabelecimentos e marcas, diferente de anos atrás, em que existiam poucas grandes companhias que competiam entre si.
Diante dessa nova dinâmica de mercado, mudam-se as formas de se diferenciar e sobressair no seu negócio.
Vê-se que a maioria dos medicamentos e produtos mais procurados estão presentes em todas as farmácias da cidade. Ou seja, a diversidade de produtos, que era um grande diferencial competitivo, deixou de sê-lo.
Diante disso, as drogarias têm investido em outras maneiras de cativar novos clientes, satisfazer os clientes antigos e fazer com que frequentem mais vezes o estabelecimento.
A grande sacada reside no fato de que são poucos os gestores que enxergaram essas transformações e, ante a necessidade de inovar, efetuam mudanças efetivas em seus negócios.
Se você nunca havia considerado as coisas sob esse ângulo, não se desespere; hoje viemos tratar de duas estratégias que, embora ignoradas por muitos, são extremamente eficazes se você busca estar um passo à frente da concorrência.
Assim, explicaremos um pouco mais sobre a importância de dar brindes e fazer ações promocionais!
A impressão positiva dos brindes
Fazer com que a marca da sua companhia seja lembrada de maneira positiva é uma das principais estratégias de marketing das grandes empresas. E uma das formas mais eficazes de realizar essa tarefa é através dos brindes inesperados.
Os brindes são mais do que simples lembrancinhas ou pequenos presentes agradáveis, são ferramentas que criam um vínculo com o consumidor e promovem sua fidelização. Fazem parte de uma estratégia maior que envolve a imagem da sua empresa, comumente chamada de branding.
O branding nada mais é do que a gestão de identidade da sua marca em relação com o consumidor, que envolve um conjunto de práticas de comunicação que melhora seu posicionamento na competição com outras marcas.
Essa prática leva à ativação dos gatilhos de memória que geram confiança e um relacionamento emocional com a empresa.
Vale ressaltar que é mais barato manter um cliente fidelizado do que reconquistá-lo. É através dessa lógica que os brindes trazem os melhores resultados.
Porque realizar ações promocionais
Se você, gestor de farmácia, ainda duvida da eficácia da prática de promoções em sua empresa e acredita ser um gasto desnecessário, vai mudar sua perspectiva ao se lembrar de uma situação pela qual provavelmente já passou: o momento em que se deparou com aquele produto que queria com uma redução significativa do seu valor original. Inevitavelmente, isso gerará uma satisfação interior.
É verdade que muitas vezes nem necessitamos de determinado produto, mas quando vemos a palavra mágica “promoção”, não podemos perder a chance, não é?
Quando se realiza uma promoção, não há que ser imediatista e pensar a curto prazo, deve-se enxergar mais à frente.
Isso porque a maior motivação do empreendedor ao reduzir (moderadamente) o valor de seu produto por tempo limitado é aumentar a visibilidade da empresa e sua competitividade no mercado. Ou seja, a promoção serve como chamariz para captação de novos clientes.
Dessa maneira, além de aumentar a visibilidade do seu estabelecimento, e assim, atrair novos clientes, você ainda pode fidelizar o seu cliente e fazer com que ele compre quase que exclusivamente em seu estabelecimento!
E aí, gostou de saber um pouco mais sobre a importância de dar brindes e fazer ações promocionais em sua farmácia?
São esses detalhes que fazem a diferença na memória do consumidor e farão com que ele retorne ao seu estabelecimento!
O que acha de colocar essas ações em prática? Comece agora e verá os resultados te surpreenderem!