A conectividade do consumidor em 2020
A multicanalidade e a conectividade vão fazer, cada vez mais, parte do estilo de consumo da nova geração de consumidores.
O tempo que o consumidor passa assistindo à televisão, usando o WhatsApp e informações em sites e redes sociais impacta a sua jornada de compra. Tenho a certeza de que oferecer inovação é aquilo que o cliente adota como solução para o seu dia a dia.
Poder trocar um produto adquirido pelo e-commerce na loja física, comprar na loja e receber em casa, comprar pelo celular e passar em uma loja para retirar é o que o consumidor deseja para facilitar a sua vida.
Mas o que para o consumidor é considerado básico, para a farmácia pode ser o projeto de inovação que precisa ser desenvolvido e ativado neste 2020.
De agora em diante, a multicanalidade e a conectividade vão fazer, cada vez mais, parte do estilo de consumo da nova geração de consumidores. Na prática, os consumidores mais conectados e exigentes buscam uma marca que ofereça bons preços, produtos mais saudáveis, conveniência, experiências e serviços no ponto de venda (PDV).
Fazer o básico benfeito é a inovação que todo farmacista deve implantar para oferecer atendimento agradável, produtos melhores, ótima conectividade, conseguindo reduzir seus custos e otimizar processos.
Para facilitar a transformação lembro de três atitudes a considerar:
Eficiência na logística:
O estoque das lojas físicas, centralizando a distribuição, pode ajudar a resolver parte das dificuldades. O mesmo caminhão que abastece a loja pode transportar produtos que serão retirados na loja. Essa retirada tem crescido muito. Afinal, é bom para o cliente que tem um frete mais barato e receber o produto mais rápido. Também é positivo para a loja que diminui o custo logístico. O uso de entregas via motoboys e serviços terceirizados é igualmente incentivado.
Gerenciamento de dados:
A conectividade impulsiona e muito as vendas. Conseguir usar e gerenciar os relatórios de CRM integrado (on-line e off-line), oferecer wi-fi no PDV e o uso da geolocalização são algumas ações que auxiliam na possibilidade de melhorar a jornada do consumidor na loja física e o desempenho da empresa, possibilitando conhecer ainda mais o cliente.
Facilidades nos sistemas de pagamento:
O consumidor quer ser livre para escolher a forma de pagamento que melhor lhe convém, assim como escolhe entre a loja física e on-line. Promover experiências em que os meios de pagamento sejam confiáveis e fáceis neste processo é um diferencial positivo. Essa prática se difere do método mais tradicional, em que é preciso colocar o cartão na maquininha, lembrar e digitar a senha. Ou pegar o dinheiro e esperar o troco.
A conectividade pressupõe não complicar, muito pelo contrário, deve simplificar. É converter novidade em valor e a tecnologia é só o meio de viabilizar tudo isso.
Na prática, todas essas iniciativas trazem mais mobilidade para dentro da loja, empoderando o vendedor, conferindo mais agilidade no processo de vendas, diminuindo filas, otimizando a produtividade e proporcionando melhores experiências ao cliente.
Fonte: Guia da Farmácia