A importância de notificar as reações adversas aos medicamentos
Em 1956 a indústria farmacêutica Chemie Grunenthal na Alemanha lançou um medicamento chamado Contergan(Talidomida). O medicamento tinha diversas indicações clínicas, como tratar irritabilidade, insônia, baixa concentração, estado de pânico, ejaculação precoce, tensão pré-menstrual, desordens funcionais do estômago e vesícula biliar, doenças infecciosas febris, depressão leve, ansiedade, hipertireoidismo e tuberculose. Era vendido sem retenção da prescrição, o que facilitou a procura e garantiu seu sucesso e a disseminação por 46 países diferentes no mundo.
A falta de estudos clínicos e não clínicos durante a produção dos medicamentos em 1950, ocasionou em uma grande tragédia em 1957. Tonturas e neuropatia periférica foram efeitos adversos observados entre os que ingeriram o produto e um grave efeito surgiu, a focomelia, uma anomalia congênita que impedia a formação normal de braços e pernas em recém nascidos, e isso acontecia com filhos de mulheres que utilizaram o Contergan durante a gestação. Isso levou a interrupção de comercialização do fármaco pois além de teratogênico causava vários efeitos adversos.
Na época da tragédia houve uma necessidade do melhoramento das análises de pesquisa, produção e de notificações de reações adversas a medicamentos.
Em 2003,O Brasil criou a lei n.10651, essa lei apresenta algumas medidas mais amplas de prevenção e controle dos riscos medicamentosos da talidomida; melhora no processo de distribuição; permissão do uso para mulheres em idade fértil com o oferecimento de métodos contraceptivos para evitar a gravidez durante o tratamento; melhorias na embalagem, deixando-a com informações mais claras; e produção nacional do medicamento com redução do preço. Outras normas importantes foram aprovadas, como a Política Nacional de Medicamentos em 1998; a Lei dos Genéricos em 1999; a Política Nacional de Assistência Farmacêutica em 2004; o Programa de Fortalecimento da Capacidade Institucional para Gestão em Regulação em 2007 e a RDC n.54, que dispõe sobre o rastreamento de medicamentos, em 2013. De fundamental importância foi a criação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 1999.
Até 2018, o sistema informatizado de notificação em farmacovigilância adotado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) era o Sistema Nacional de Notificações para a Vigilância Sanitária (Notivisa). Além disso, o Brasil desde 2001 faz parte do Programme for International Drug Monitoring da OMS, tendo como compromisso o envio de suas notificações para o Vigibase (base de dados que congrega mais de 19 milhões de notificações do mundo todo). Com o Notivisa, apenas uma pequena parte das notificações brasileiras eram enviadas para esta base de dados, uma vez que este trabalho era feito de forma manual, notificação por notificação. Em 2018 o notivisa foi substituído pelo Vigimed, que permitiu que todas as notificações do sistema fossem enviadas de forma automática para a OMS, fortalecendo a posição do país no contexto internacional.
A farmacovigilância e atenção farmacêutica são duas “ferramentas” extremamente importantes para manter a segurança dos pacientes. A orientação sobre o Vigimed, e usabilidade em casos de reações adversas é importante, com isso o farmacêutico vai informar corretamente como administrar os medicamentos, melhorando a adesão e garantindo confiança no profissional. Os pacientes vão se sentir mais seguros e aderir melhor ao tratamento.
Informar os efeitos colaterais para a ANVISA através do Vigimed é fundamental, para que a mesma verifique se os medicamentos estão atendendo todas as especificações e garantindo a segurança dos usuários. Para acessar o portal do Vigimed e informar alguma reação adversa a medicamento ou vacina, clique no link abaixo:
Como gerar mais credibilidade ao seu cliente?
As drogarias são locais de fácil acesso à saúde, manter-se informado pode garantir serviços farmacêuticos de qualidade. Para facilitar a captação e credibilidade dos clientes, você deve seguir alguns passos.
O primeiro é propiciar atendimento personalizado para seus clientes, faça com que se sintam amparados, bem assistidos, responda suas dúvidas, sempre demonstrando segurança. Um bom atendimento é sucesso na captação de novos clientes e garantia de que se fidelizem.
Depois será estudar o seu público e os produtos que mais adquirem em seu estabelecimento, assim você saberá mais sobre sua posologia, indicação clínica, efeitos colaterais e orientará melhor como agir em caso de problemas relacionados à medicação. Lembrando que qualquer efeito colateral à medicação deve ser notificada à Vigimed.
Referências: