Administração financeira: Fique atento e aprenda a monitorar a saúde da sua empresa.
Administração de farmácias
Há duas formas básicas: uma é acompanhar o faturamento geral dos produtos e seu reflexo sobre os resultados da empresa; a outra é acompanhar os indicadores eficientes de gestão.
1 – Faturamento geral
Podemos considerar como faturamento geral a soma do faturamento obtido na venda dos medicamentos com o faturamento obtido na venda dos não medicamentos.
Porém, antes de falar do faturamento geral, é necessário conhecer alguns conceitos importantes na gestão de uma loja:
- Custo da Mercadoria Comprada (CMC);
- Custo da Mercadoria Vendida (CMV).
Custo da Mercadoria Comprada (CMC)
Na nota fiscal de compra, podemos encontrar o preço de fábrica do produto. Para facilitar o entendimento, utilizaremos o exemplo prático de um produto fictício. No nosso exemplo, o preço de fábrica do produto é R$ 9,77. É necessário verificar se houve um desconto na aquisição do produto. Quando esse desconto é obtido, deve-se considerá-lo nos cálculos. No exemplo, o custo é de R$ 9,77 e o desconto na aquisição foi de 5%.
a) Repasse de ICMS
Verifique se houve repasse do ICMS.
Por lei, no caso dos medicamentos, deve haver esse repasse quando o produto foi adquirido de um estado em que a alíquota de ICMS é diferente da do estado no qual se localiza a empresa. Portanto, se o produto analisado é um medicamento e veio de um estado com alíquota diferente, esse valor deve ser computado. Deve-se confirmar na nota se o repasse ocorreu.
Se o produto for perfumaria, o repasse não é automático; irá depender de negociações.
b) Substituição tributária
Deve-se verificar o cálculo da substituição tributária, já contemplando as alterações no PIS/COFINS.
É necessário identificar se o produto faz parte da:
- LP – Lista Positiva: fazem parte dessa lista os medicamentos de uso contínuo. Com a nova lei, esses produtos passam a ter isenção desse imposto
- LN – Lista Negativa: refere-se aos demais medicamentos, que não são considerados de uso contínuo. Com a nova lei, a indústria passa a recolher esse PIS/COFINS.
c) Crédito do ICMS
É necessário computar qual o crédito de ICMS que ocorreu na compra do produto e anotá-lo.
d) Deflação
É necessário computar a deflação conforme o prazo obtido de pagamento do produto. Por exemplo: 28, 30, 45 ou 60 dias de prazo para pagar.
Custo da Mercadoria Vendida (CMV)
O CMV deve ser calculado utilizando-se o preço unitário contido na nota fiscal, abatendo-se o ICMS e somando-se outras despesas, como o frete, as taxas de embarque, os seguros (se houver), etc.
a) Margem de precificação
A margem de precificação escolhida dependerá de um estudo do negócio e também do produto em questão.
- Medicamentos – já há uma margem estabelecida
- Perfumaria – em média 50% a 60%
b) Deflação
Se a venda for à vista, não há deflação a ser calculada, mas, se for a prazo, há necessidade desse cálculo.
O estudo dos produtos demonstra ao empresário da farmácia o quanto ele está ganhando (ou perdendo) com alguns produtos e como efetuar as correções de rumo para obter melhores resultados.
Fonte: NEOQUIMICA