Aumente a conversão de vendas
Se o consumidor já está dentro de sua loja, é hora de trabalhar as ações de marketing pra conquistá-lo
Antes de qualquer coisa, é preciso seguir alguns critérios para que suas transações e vendas sejam otimizadas. Veja a seguir:
Mantenha o ponto de venda (PDV) em ordem
Os produtos devem estar dispostos por categorias de modo a conduzir à compra. Arrume de forma a facilitar a compra casada.
Displays, testeiras, sinalizadores de preços, faixas e folhetos devem estar alocados em locais estratégicos, criando um ambiente organizado e convidativo para a visualização e experimentação. É preciso certificar-se também de que a loja está abastecida com os produtos divulgados nas campanhas.
Nada desmotiva mais o consumidor do que se encantar com um produto, querer comprá-lo e não conseguir por falta de estoque. Pesquisas revelam que o atendimento ainda é um dos principais fatores de decisão de compra.
Estimule sua equipe de vendas
Os funcionários precisam estar preparados e motivados para atender bem os clientes e saber comunicar as promoções, as novidades e até mesmo as qualidades técnicas do produto ou serviço. Tudo para que, no fim, o consumidor efetue a compra.
Programas de capacitação técnica e comportamental ajudam a preparar sua equipe. Mas nenhum treinamento adianta se os funcionários não estiverem empenhados em gerar resultados.
Crie uma campanha de incentivo que premie o desempenho da equipe. Alie essa campanha a uma ação promocional para ficar mais fácil medir os resultados e definir o tempo de duração.
Crie metas
Recomendo que, com base no histórico de vendas da equipe, se estabeleça uma meta de crescimento sobre o aumento das vendas para premiação. Ao incentivar os colaboradores a oferecer um produto adicional àquele que o cliente veio comprar, é possível aumentar o tíquete médio e ainda atrair mais clientes.
Para que a campanha gere resultado, é preciso que ela não se estenda por muito tempo. O ideal é que dure um mês e que os painéis de resultados sejam divulgados semanalmente ou a cada quinze dias entre os funcionários, para que não percam o “pique”.
Recompense os vendedores que obtiverem melhor desempenho
A premiação pode ser feita em espécie ou em bens. A experiência nos mostra que é melhor que seja realizada em bens duráveis ou não. O que importa é movimentar a equipe a ponto de fazer que cada cliente sinta o entusiasmo dos funcionários.
Os farmacistas que seguirem essas práticas, certamente, vão ampliar as chances de sucesso de sua empresa. Vale lembrar que, para o sucesso do negócio, não existe uma fórmula pronta, mas há ações que, combinadas, sempre dão certo.
Para converter a presença do cliente em venda positivada, alinhe sua equipe, seus produtos e combine as ações: tudo aumenta, e muito, a chance de sucesso.
Fonte: Guia da Farmácia