Colocar preço dos meus produtos nas redes sociais?

Colocar preço dos meus produtos nas redes sociais?

Uma das maiores dúvidas que vêm surgindo, principalmente entre os empresários mais novos, se refere a colocar o preço dos produtos em publicações nas redes sociais ou não.

Essa modalidade de publicidade chama-se marketing digital, ela decorre do fato de que hoje, a Internet está integrada em nossas vidas de maneira irreversível, afinal sem Internet é quase impossível fazer qualquer coisa.

De coisas simples (como obter um número de telefone de um restaurante) a coisas complexas (como conduzir pesquisas ou desenvolver software de gerenciamento de projetos), quase tudo é feito pela Internet, assim como a publicidade das vendas.

Existem muitas controvérsias a respeito de colocar os preços dos produtos nas redes sociais ou não.

Alguns dizem que afasta a clientela e não é uma boa estratégia, outros falam que é necessário para que o consumidor tenha uma rápida visualização das informações que deseja.

No meio disso, muitos empreendedores ficam perdidos e não sabem  a quem ouvir.

Por isso, hoje viemos esclarecer de vez essa pauta e explicar se você deve ou não colocar preço dos seus produtos nas redes sociais!

As divulgações em redes sociais

As redes sociais se tornaram uma vitrine de produtos e serviços, principalmente em meio à necessidade provocada pela pandemia do coronavírus, e cada vez mais lojas estão adotando a prática de anunciar em plataformas online.

Se você é fã da Internet, deve ter encontrado essas publicações: “preço via direct” ou “para mais informações chame inbox”.

Esse modelo adotado, principalmente no Instagram, tem se popularizado, estando presente até em vendedores informais que apenas querem se livrar de objetos pessoais.

Agora que entendemos esse modelo de publicidade vamos explicar sucintamente porque colocar, ou não, o preço dos produtos nas redes sociais.

SIM, você deve colocar os preços!

A discussão sobre colocar ou não preço dos produtos nas redes sociais parte de um ponto de vista totalmente diferente do que a maioria dos empreendedores imagina. Nunca se tratou de uma estratégia de marketing digital eficiente ou não, estamos falando aqui de DIREITO DO CONSUMIDOR.

De acordo com o artigo 31 da Lei 8.078 (também conhecida como Código de Defesa do Consumidor), deve ser informado o preço de cada produto ou serviço anunciado e comercializado.

E como essas informações devem aparecer? Com transparência e objetividade, em português claro. Pois bem, além de ser obrigatório, o preço não pode ser comunicado de forma confusa, não vale se utilizar de letras pequenas que dificultem o entendimento do consumidor para tentar burlar a lei, recomendamos que nem tente.

Não vale a pena arriscar por isso!

O que pode acontecer se você não colocar os preços dos produtos nas redes sociais?

Embora seja uma prática muito comum, utilizada como estratégia de marketing digital para aumentar o engajamento nas redes sociais, não colocar características e valor do produto é um crime contra o consumidor, e pode levar à aplicação de multa ao estabelecimento e até mesmo à prisão de quem o fez!

Segundo o Código de Defesa do Consumidor, exige-se que o valor do produto esteja sempre visível para os clientes. Nos casos em que o serviço dependa de orçamento, é necessário que o cliente seja informado do valor médio do trabalho.

E aí, gostou de saber um pouco mais sobre as regras a respeito de colocar ou não o preço dos produtos nas redes sociais?

Gostaríamos de enfatizar que não se deve ocultar o preço do produto de maneira alguma, seja em loja física ou virtual, pois essa prática  se constitui crime ao consumidor!

Esperamos ter ajudado você e seu negócio, até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir WhatsApp!
Fale com a gente!
Olá, posso te ajudar? Fale com a gente!