Comissão ou participação nos lucros: qual a melhor recompensa?
No modelo de participação nos lucros, os funcionários e a empresa vão focar mais na rentabilidade do negócio
Não é novidade para ninguém que, muitas vezes, o balconista está ganhando mais dinheiro que o próprio dono da farmácia. Isso acontece porque, durante a venda, ele foca nos produtos que geram mais comissão.
Imagine-se no lugar dele. Você iria escolher indicar os produtos que dão mais lucro para a farmácia ou os que geram maiores comissões? Claro que seriam os que oferecem as maiores comissões.
Agora, sabendo disso, as grandes redes cortaram a comissão, porque identificaram um problema entre o planejamento e os resultados.
Mas com mudar essa cultura dentro de farmácias menores?
A primeira ação é fazer com que todos os colaboradores do negócio se sintam parte dele e entendam que, se a empresa não estiver dando lucro, todos podem ter problemas. Deixando claro esse ponto, chega o momento de implementar um novo modelo. A sugestão é a participação nos lucros, modelo no qual os funcionários e a empresa vão focar mais na rentabilidade do negócio e se preocuparem como um dono.
Na participação nos lucros, os resultados são de “ganha-ganha”, em que a qualidade, cliente e lucratividade passam a ser foco no negócio. Afinal, deixa-se de considerar a decisão individual e começa-se a mudar para um modelo coletivo de negócio.
Outros pontos importantes na hora de avaliar os resultados nas farmácias são:
- Estou formando o preço de venda de forma correta?
- Estou categorizando os produtos para medir a lucratividade por categoria?
- Minha equipe está indo no caminho que estou planejando, ou o foco é individual?
- Tenho qualificado a minha equipe?
- Escolho o mix de produto certo, ou vou na “onda” das ofertas?
Agora é o momento de superar obstáculos e fazer acontecer.
Bônus para te ajudar nessa evolução: a SimTax, em parceria com a revista Guia da Farmácia, vai disponibilizar um módulo de lucratividade totalmente gratuito, para você melhorar de vez o negócio. Entre agora no site SimTaxPlay.com.br e faça o módulo completo.
Fonte: Guia da Farmácia