Como definir limite de crédito aos clientes

Ao longo dos últimos anos, estamos vivenciando uma clara e acentuada evolução do crédito pessoal. Com a grande diversidade de instituições financeiras ficou fácil ter um cartão de crédito para ir às compras.
Apesar dessa evolução, uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), revelou que três em cada dez brasileiros ainda optam pelo crediário, correspondendo a 27% dos consumidores entrevistados.
Sendo assim, ter um crédito próprio na loja se torna um ótimo diferencial, flexibilizando a forma de pagamento aos seus clientes e abrindo uma vantagem competitiva à concorrência.
Porém, para que o crédito pessoal não se torne um pesadelo com inadimplências, serão necessários alguns cuidados na hora de calcular o limite de crédito de seus clientes.
Nesse processo, um bom sistema de gestão pode contribuir tanto na análise de crédito quanto na manutenção das vendas à prazo.
Hoje veremos algumas dicas de como identificar e categorizar um cliente, calcular o ticket médio da loja e se proteger de possíveis fraudes e inadimplências.
O cadastro de clientes
Atuando como um alicerce para os cálculos necessários, o cadastro de cliente precisa ter o máximo de informações possíveis. Quanto mais dados possuir do cliente, maior é a garantia de uma análise de crédito efetiva.
Além da análise própria, os dados podem ser usados para consulta nos órgãos de proteção de crédito, como SPC e SERASA.
O cadastro também será necessário em caso de inadimplência, permitindo a negativação do cliente devedor.
Categorize seus clientes
Em um estabelecimento sempre há uma rotatividade de clientes. Sendo ela maior ou menor, sempre há clientes novos e clientes já compradores assíduos.
Com base nisso, categorize seus clientes em; clientes novos e clientes tradicionais.
Os clientes novos são aqueles que não possuem histórico de compra em sua loja. Como não o conhecemos, há maior risco de inadimplência, assim é necessário que ele passe por toda a análise de crédito e normalmente, possua um valor menor liberado.
Os clientes tradicionais são os que possuem dois ou mais valores quitados no período de 3 meses. Esses possuem maior confiabilidade e podem ter um maior limite em relação a média dos clientes novos. Mas fique atento! Clientes tradicionais, apesar de mais confiáveis, apresentam risco de inadimplência.
Lembre-se: clientes tradicionais podem voltar a ser novos, isso caso não haja movimentação do cliente no período de seis meses. Nesse caso, é recomendado uma nova análise de crédito.
A análise de crédito
Com a entrada de um cliente novo, é necessário calcular o crédito que será cedido ao mesmo, para isso, após ter todos os dados pessoais necessários, se informe e peça comprovação de renda.
O mais comum no mercado de crédito é calcular o limite entre 20 e 30 por cento da renda comprovada do cliente, isso irá evitar compras que o mesmo não consiga pagar.
Todavia, vamos imaginar que o cliente possua crediário também em outros estabelecimentos, dependendo da quantidade de lojas, toda a renda pode ser comprometida.
Sendo assim, se faz necessário a análise também em órgãos de proteção de crédito. Estes, como o nome sugere, servem para garantir efetividade em relações financeiras como a venda no crediário.
A liberação de limite pode ser feita também usando o ticket médio da loja para basear o valor, evitando valores desbalanceados e permitindo a evolução do crédito com base nas vendas quitadas.
Como calcular o ticket médio da loja
O ticket médio é um indicador de desempenho obtido a partir de um cálculo simples. Para calculá-lo, basta dividir o faturamento total pelo número de vendas num mesmo período.
Ticket Médio = Faturamento / Número de Vendas
Após esse cálculo será obtido o valor médio que os consumidores costumam comprar em seu estabelecimento.
Este valor será útil na definição do limite de crédito do cliente, afinal, esse valor pode ser usado juntamente com a renda do cliente para cálculo do limite.
Além disso, o valor pode ser usado como um identificador de clientes com potencial fraudulento. Imagine que o ticket médio da loja esteja em torno dos R$ 200,00, um cliente novo querendo levar uma somatória de R$ 700,00 acaba parecendo estranho.
O cálculo do ticket médio pode ser feito facilmente por meio de relatórios de seu sistema de gestão.
Torne a tecnologia sua aliada
Atualmente é possível realizar consultas nos órgãos de proteção de crédito diretamente pela internet, sendo assim, sempre utilize essas ferramentas a favor da segurança da sua loja.
Além disso, contar com um bom software de gestão pode fazer a diferença nas vendas a prazo. Contando com um completo cadastro de clientes capaz de guardar diversas informações, o sistema se transforma em um grande aliado na hora das consultas e análises.
Atualização do limite de crédito com base nos valores pagos nos últimos meses. O cliente terá sempre o crédito atualizado para o conforto do mesmo e segurança da loja.
A possibilidade de bloquear vendas acima do limite e não permitir vendas para clientes em atraso, tornam a usabilidade mais clara aos funcionários, evitando fraudes ou erros na venda.
Com o cuidado ao definir o limite de crédito e com a ajuda de um bom sistema de gestão, a loja terá segurança e confiabilidade ao realizar vendas no crediário próprio.