Como identificar o Público-Alvo da minha Drogaria
É expressivo o número de drogarias que surgem dia após dia no Brasil, e um dos principais pontos que devem ser observados pelos empreendedores do ramo, ao começar seu novo negócio, diz respeito ao público-alvo da drogaria.
Segundo dados da IQVIA, o faturamento de farmácias nos 10 primeiros meses de 2020 foi 13,6% maior em relação ao mesmo período do ano anterior, indicando um faturamento de R$ 113 bilhões.
Isso decorre do aumento do acesso da população brasileira ao setor de remédios, causando o crescimento do mercado como um todo, gerando, consequentemente, competitividade no setor.
Diante disso, as farmácias que se atentam aos conhecimentos técnicos mais importantes são aquelas que se destacam nesse mercado tão concorrido, e um desses conhecimentos é o público-alvo do seu empreendimento.
Se você, gestor de farmácia, não tinha parado pra pensar nesse aspecto e acredita estar atrás de seus concorrentes, não se desespere.
É sobre isso que viemos falar hoje: como identificar o público-alvo da sua drogaria!
A importância de identificar o público-alvo da minha drogaria
Conhecer e entender o público-alvo da drogaria não é um capricho, mas o principal recurso para investir em ações de marketing que possam atingir esse público e assim, trazer benefícios ao negócio em termos de qualidade e segurança.
Para descobrir quem é o público-alvo da farmácia, você precisa realizar algumas pesquisas em sua área. A seguir, listamos algumas perguntas para ajudar no seu direcionamento e esclarecer a importância desse aspecto:
- A sua loja está em uma região residencial ou comercial?
- Existem clínicas ou hospitais próximos? Quais as especialidades atendidas lá?
- Qual a faixa etária das pessoas que circulam na região da sua farmácia?
- Eles são predominantemente homens ou mulheres?
- Eles têm filhos?
- Quais são seus hábitos de consumo?
- Qual é a renda média dessas pessoas?
- Eles têm plano de saúde?
- Onde eles trabalham?
Ao obter o máximo de informações possíveis acerca das pessoas da região que o seu negócio atende, você poderá construir informações mais detalhadas sobre o seu público em potencial e poderá direcionar suas ações e estratégias de publicidade para este nicho de mercado.
Realize a segmentação do público
Mesmo para uma drogaria, é preciso identificar seu público-alvo, e a partir daí, definir o perfil da empresa.
Adolescentes com idades entre 10 e 16 anos comprarão seus produtos? Crianças compram coisas em farmácia? Provavelmente não. Mas e os pais?
Dessa forma, você deve focar sua atenção principalmente em homens e mulheres engajados em atividades econômicas, que são os potenciais compradores; e excluir alguns grupos, como crianças e adolescentes.
Assim, é possível ajustar ainda mais o público-alvo da farmácia para estabelecer um modelo de consumidor ideal!
Defina o consumidor “persona” da sua drogaria
A definição de “persona” é extremamente importante para definir o público-alvo da sua drogaria; essa prática vai reunir todas as características do seu consumidor ideal.
Por exemplo: Joana, 50 anos, casada e com três filhos, busca remédios e produtos de higiene específicos para a família, além de produtos de beleza.
A partir daí, você poderá concentrar seus esforços de marketing e ajustar sua apresentação concentrando-se nessa “pessoa”; podendo, ainda, se empenhar diretamente para conquistar mais clientes com esse mesmo perfil, e aumentar suas vendas.
Agora, direcione as práticas de marketing adequadamente
Com a persona definida, ou seja, seu cliente consumidor ideal, você vai pensar nessa “pessoa” sempre que estabelecer uma estratégia de comunicação com o público-alvo da drogaria.
De que forma sua persona receberá sua publicidade, como interagirá com ela, quais são os recursos mais atraentes para ela, como melhor atendê-la etc?
Como você pode ver, ao obter um conhecimento mais profundo do público-alvo da farmácia, você pode focar sua energia e investimento em clientes que irão de fato trazer resultados para sua drogaria.
Dessa forma, é possível realizar promoções direcionadas, que de fato atraiam as pessoas, que gerem valor para elas por meio de serviços personalizados e até aumentem a fidelização.
E aí, gostou dos métodos apresentados de como identificar o público-alvo da sua drogaria?
Essa prática é extremamente importante para qualquer gestor de farmácia.
Caso você não o faça ainda, tenha certeza que irá impulsionar muito seus resultados!
Coloque em prática agora e veja o poder da definição do público-alvo!