Como manter a equipe mais motivada na Drogaria

Como manter a equipe mais motivada na Drogaria


Sabe-se que a palavra motivação significa a condição do organismo que influencia a direção (orientação para um objetivo) do comportamento. A motivação envolve fenômenos emocionais, biológicos e sociais e é um processo responsável por iniciar, direcionar e manter comportamentos relacionados com o cumprimento de objetivos. Mas não se engane, a motivação é “uma porta que se abre de dentro para fora”. Sim, a motivação vem de dentro das pessoas, e não é algo a se comprar ou forçar.

O primeiro passo é saber escolher o perfil de funcionário para trabalhar na sua drogaria. O perfil adequado ao seu negócio é algo importante e precisa de atenção para a gestão da sua empresa. Procure conhecer os objetivos e sonhos de seus funcionários, e cada detalhe sobre suas motivações internas. Isso irá ajudar a entender o perfil do colaborador.

O segundo passo indispensável é criar um ambiente tranquilo e motivacional para os funcionários trabalharem e saber cultivar esse ambiente dia após dia.

O que a empresa poderá fazer para deixar os funcionários motivados?

Além dos aspectos citados acima, o gestor precisa criar um ambiente propício à motivação, neste caso é importante criar os pilares para concretizar essa teoria. Alguns exemplos de ações para motivar, e reconhecer os colaboradores que se destacam, criar oportunidades de crescimento, oferecer vantagens como (convênios, plano de saúde e ticket alimentação), treinamento constante da equipe e fazer reuniões para reforçar as metas, informações importantes, reconhecer parabenizar e até  premiar funcionários que superaram suas metas (com voucher de almoço, café da manhã e etc).

Além de muitas dessas dicas podemos seguir a teoria D.A.C.A.R.B.Z do André Ortiz (professor e palestrante internacional), seu fluxograma é baseado na experiência de vida e como PHD em vendas.

A teoria possui sete passos:

  1. Desafiar: se você não desafiar um vendedor, ele se acomoda;
  2. Autonomia: não adianta desafiar, sem dar autonomia. Conceda autonomia;
  3. Criatividade: estimule a criatividade respeitando cada um;
  4. Autoconfiança: passe vídeos motivacionais, estimule seu vendedor;
  5. Realizar: forneça ferramentas para que ele consiga efetuar a venda, comemore com seu vendedor a venda efetuada;
  6. Bonificar: use premiações, reconheça o sucesso do vendedor;
  7. Brilho no olho (Zóio): faça com que o seu melhor vendedor multiplique conhecimento e ajude os outros vendedores da empresa.

Confio plenamente nesta teoria e acredito que implementado de acordo com o perfil da sua empresa, você dará ferramentas para a equipe se sentir mais motivada. Lembre-se a motivação é uma porta que se abre de dentro, portanto analise bem seus colaboradores para identificar quem está e quem não está motivado, daí você poderá trabalhar bem esse funcionário que tem mais necessidade.

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