Como manter a equipe mais motivada na Drogaria
Sabe-se que a palavra motivação significa a condição do organismo que influencia a direção (orientação para um objetivo) do comportamento. A motivação envolve fenômenos emocionais, biológicos e sociais e é um processo responsável por iniciar, direcionar e manter comportamentos relacionados com o cumprimento de objetivos. Mas não se engane, a motivação é “uma porta que se abre de dentro para fora”. Sim, a motivação vem de dentro das pessoas, e não é algo a se comprar ou forçar.
O primeiro passo é saber escolher o perfil de funcionário para trabalhar na sua drogaria. O perfil adequado ao seu negócio é algo importante e precisa de atenção para a gestão da sua empresa. Procure conhecer os objetivos e sonhos de seus funcionários, e cada detalhe sobre suas motivações internas. Isso irá ajudar a entender o perfil do colaborador.
O segundo passo indispensável é criar um ambiente tranquilo e motivacional para os funcionários trabalharem e saber cultivar esse ambiente dia após dia.
O que a empresa poderá fazer para deixar os funcionários motivados?
Além dos aspectos citados acima, o gestor precisa criar um ambiente propício à motivação, neste caso é importante criar os pilares para concretizar essa teoria. Alguns exemplos de ações para motivar, e reconhecer os colaboradores que se destacam, criar oportunidades de crescimento, oferecer vantagens como (convênios, plano de saúde e ticket alimentação), treinamento constante da equipe e fazer reuniões para reforçar as metas, informações importantes, reconhecer parabenizar e até premiar funcionários que superaram suas metas (com voucher de almoço, café da manhã e etc).
Além de muitas dessas dicas podemos seguir a teoria D.A.C.A.R.B.Z do André Ortiz (professor e palestrante internacional), seu fluxograma é baseado na experiência de vida e como PHD em vendas.
A teoria possui sete passos:
- Desafiar: se você não desafiar um vendedor, ele se acomoda;
- Autonomia: não adianta desafiar, sem dar autonomia. Conceda autonomia;
- Criatividade: estimule a criatividade respeitando cada um;
- Autoconfiança: passe vídeos motivacionais, estimule seu vendedor;
- Realizar: forneça ferramentas para que ele consiga efetuar a venda, comemore com seu vendedor a venda efetuada;
- Bonificar: use premiações, reconheça o sucesso do vendedor;
- Brilho no olho (Zóio): faça com que o seu melhor vendedor multiplique conhecimento e ajude os outros vendedores da empresa.
Confio plenamente nesta teoria e acredito que implementado de acordo com o perfil da sua empresa, você dará ferramentas para a equipe se sentir mais motivada. Lembre-se a motivação é uma porta que se abre de dentro, portanto analise bem seus colaboradores para identificar quem está e quem não está motivado, daí você poderá trabalhar bem esse funcionário que tem mais necessidade.