Como a redução de recursos ao Farmácia Popular influencia na minha drogaria?
Se você está com algumas dúvidas sobre o fim do repasse que o Governo Federal quer fazer para o programa Farmácia Popular não se preocupe. Vamos esclarecer alguns pontos importantes para que você entenda como esta proposta pode mudar o seu dia a dia.
- Está confirmada a redução nos recursos destinados ao Farmácia Popular?
- Ainda não, a decisão sobre isto deve ser feita ainda neste ano pelo Congresso Nacional. Uma medida que está sendo analisada é utilizar os recursos do DPVAT para suspender a redução no programa.
- Se a proposta for aceita, qual a previsão de redução para 2016?
- O Governo Federal propõe que o valor reduzido seja de R$ 578 milhões e isto influencie apenas os remédios subsidiados (que têm até 90% de desconto). Os medicamentos gratuitos não estão contemplados neste corte e permanecerão.
- Vou continuar atendendo com o Farmácia Popular neste e no próximo ano?
- Normalmente, já foram assegurados mais de R$ 2,65 bilhões para 2016 e o programa vai continuar ativo na sua drogaria.
- Devo continuar vendendo ou isso vai mudar alguma coisa na minha drogaria?
- Não irá mudar nada, a sua drogaria pode continuar vendendo normalmente e todas as regras da última portaria do programa continuam válidas (PORTARIA Nº 971, DE 15 DE MAIO DE 2012).
Como foi esclarecido o corte no programa ainda não foi aprovado, então isto não influencia as vendas na sua drogaria. Esperamos que estes pontos tenha esclarecidos as suas dúvidas sobre o programa Farmácia Popular.