Como prospectar clientes para sua drogaria
Você já deve ter ouvido falar em prospectar clientes, mas o que significa?
Prospectar significa atrair e fidelizar os clientes. Na era digital isso significa captar e encantar os prováveis clientes pela internet, usando os veículos de comunicação como Instagram, Facebook, Blog, WhatsApp etc.
Mas e na Drogaria, quais seriam as formas ideais de prospectar novos clientes?
Buzz Marketing
O boca a boca continua sendo a melhor forma de levar sua marca, ainda mais se tratando de uma Drogaria. Uma analogia assertiva seria com as abelhas, cujas flores são polinizadas graças a suas patinhas ao pousar nas flores, sem essa ação das abelhas não haveria flores e o resto de todo ecossistema que necessita disso. No marketing essa definição se chama Buzz Marketing cuja definição é “Estratégias de Marketing que visam aumentar o alcance de uma mensagem da marca utilizando as pessoas como canal.”. Todo esse contexto serve para expressar o quanto é importante oferecer serviços de qualidade aos clientes.
Parcerias
E como fazer a tal da prospecção?
Há diversas técnicas na drogaria, a que recomendo é oferecer vantagens e campanhas, mas para isso é necessário que a drogaria esteja aliada com seus fornecedores e que estes possam até fazer algumas parcerias.
Um exemplo de parceria com os fornecedores é a divulgação de marcas em troca de produtos ou eventos que atraiam clientes alvo. No caso da Bioextratus, com eventos relacionados à beleza na sua loja.
Outro exemplo de parceria seria com as clínicas de saúde, onde a mesma indica o paciente a fazer o orçamento na drogaria e a drogaria indica a clínica.
Ofereça convênios para empresas ao redor da sua drogaria, isso facilitará aos funcionários a comprarem em sua drogaria.
Tente fidelizar os clientes que vão comprar pelo programa de farmácia popular, pois são medicamentos contínuos e esse perfil de paciente agrega valor todo mês, por isso são importantes.
Campanhas
Faça campanhas mensais com diferentes grupos de medicamentos, tente fazer campanhas onde os clientes interajam, como a procura de um selo premiado, onde comprando a caixa premiada ganha uma outra, e isso vai envolver a parceria com o determinado laboratório etc.
Ofereça recompensa para clientes que indicam outros clientes ao seu estabelecimento, isso é importante para desenvolver bem o buzz marketing.
Atendimento
Todas essas técnicas vão atrair clientes, mas a forma na qual sua drogaria oferece vantagens e se relaciona é que vai fidelizá-los. A prospecção vem daí, se você atende bem e oferece toda a estrutura para que fiquem, eles irão ficar, e vão indicar.
Faça ligações aos clientes que necessitam de atenção farmacêutica, mas não seja insistente, nem fique oferecendo seus produtos. Desmistifique esse tipo de atitude. Ofereça ao cliente que ele por si tenha interesse em pesquisar suas promoções e ofertas.
Equipe
Por último e o mais importante, são seus próprios colaboradores, esses são clientes internos da sua empresa, por tanto saiba que são responsáveis pelo crescimento da empresa e o buzz marketing. Tratá-los como clientes também vale a pena, será o tal da abelhinha que disseminou o pólen e fez com que floresce o jardim. No seu caso, expandir os resultados do seu negócio.