Como rentabilizar ao máximo o checkout?
A área do checkout é a última oportunidade de conversão de venda. Quando bem trabalhada, é capaz de elevar o tíquete médio e alavancar categorias com boa rentabilidade
Por muito anos, o varejo trabalhou com planogramas que consideravam apenas o ponto natural de exposição de cada categoria. Aos poucos, percebeu-se a necessidade de explorar outros pontos de contato com o shopper na loja.
Visibilidade e informação
Em meio a tantas ofertas, é essencial que o checkout esteja bem organizado e com comunicação clara para que o consumidor encontre os produtos facilmente.Gôndolas e prateleiras
Deve-se utilizar mobiliário adequado à área destinada para a fila do caixa. Os chamados ‘berços’ ajudam a dar visibilidade aos diferentes segmentos.
Foco no sortimento
Produtos que trazem algum benefício para a beleza e a saúde devem ser maioria no sortimento e receber destaque na exposição, pois se relacionam melhor com o público-alvo da farmácia.
Parceria com a indústria
Marcas renomadas contribuem para a fidelização do shopper na hora de decidir onde comprar.
Atenção à área de checkout
É o último momento de compra, onde o consumidor adquire o produto sem planejamento somente porque lembrou que precisava dele quando o visualizou na prateleira.
A necessidade de chamar a atenção de um consumidor pouco disposto a gastar tempo dentro de uma loja se faz ainda mais necessária quando se trata de farmácias. Enquanto em uma visita tradicional a um supermercado o cliente se dispõe a circular entre todos os corredores em busca de seus itens de compra, mais de 70% dos clientes da farmácia se direcionam diretamente ao balcão para comprar um medicamento ou vão até a área de perfumaria em busca de itens de higiene pessoal.
Fonte: Guia da Farmácia