Como trabalhar com a concorrência?
Com a democratização do acesso à internet e consequentemente o crescimento dos e-commerce e outros estabelecimentos devido a maior facilidade para empreender, é evidente que a concorrência comercial aumentou em diversos setores.
Sabendo disso, é essencial também saber lidar com a concorrência para seu negócio sobreviver em meio a tamanha competição. Por isso, preparamos algumas dicas que podem te ajudar a enfrentar esse desafio e fazer da sua farmácia ou drogaria um grande sucesso. Continue lendo e descubra como fazer isso!
- Estude a concorrência
O primeiro passo é analisar a concorrência e definir quem são de fato os seus concorrentes, quem compete pelo mesmo público-alvo que o seu negócio, além de entender se ele é do mesmo segmento. Lembre-se, concorrente não é somente uma outra drogaria, mas pode ser qualquer outro comércio que venda produtos iguais ou semelhantes aos seus.
Com isso, é possível observar e entender o que funciona e o que não funciona quando o assunto é venda, e aprender com os erros dos concorrentes.
Por exemplo, observando o mercado alimentício. O seu concorrente lança um queijo vegano, que é super bem falado, mas é muito caro, então as pessoas não compram. Já deu para compreender que não é uma boa ideia lançar um queijo vegano muito caro, se o público-alvo forem os veganos.
Além disso, é importante estudar a concorrência para antecipar possíveis surpresas desagradáveis. Se você estiver focado apenas nos processos da sua empresa, você pode acabar perdendo informações relevantes sobre um próximo lançamento do concorrente que vai deixar os seus produtos para trás, por exemplo.
- Preze pela qualidade
Muitas vezes, você vai se questionar como é possível o seu concorrente oferecer o mesmo produto que você a um preço tão baixo. Provavelmente ele está tentando conquistar o público através do preço, mas se for muito abaixo do esperado, há uma grande chance de ele estar se prejudicando ou fazendo cálculos errados para que isso aconteça, na esperança de que isso traga um retorno.
Por isso, não se preocupe em ter o preço mais baixo do mercado, e sim em agregar valor ao seu produto através da qualidade do seu serviço, para que os clientes vejam o valor final como um preço justo, condizente com o atendimento e com o seu trabalho.
- Foque no seu diferencial
Como já foi citado, prezar pela qualidade é essencial. No entanto, muitos dos seus concorrentes podem estar oferecendo um serviço de qualidade. Por isso, é muito importante ter um diferencial para se destacar.
Seja a maneira como o produto é entregue, o marketing, a identidade visual da sua marca, descontos para clientes fiéis. Algo marcante, que agrade seus clientes, fique na memória dos que não são clientes e também não te prejudique.
Busque algo inovador ou até chamativo, que faça as pessoas falarem e reconhecerem a sua marca. Crie uma experiência de compra que as pessoas vão querer ter.
Uma experiência marcante e inovadora de unboxing, por exemplo. Uma embalagem com uma mensagem que vai fazer as pessoas quererem postar nos stories, por exemplo.
- Converse com o concorrente
Em alguns casos, pode ser uma boa ideia conversar com o seu concorrente. Compartilhar alguns desafios e enfrentá-los de forma conjunta ou até mesmo criar uma possível parceria no futuro.
Pode ser uma experiência bacana, mas é preciso tomar cuidado. Afinal, o concorrente pode ter más intenções.
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