Como vender mais em farmácias: 5 dicas
Para empresas que trabalham no segmento da saúde, em especial as farmácias e drogarias, montar uma estratégia de marketing pode ser um verdadeiro desafio. Isso porque esses negócios precisam lidar com uma série de restrições para alguns de seus produtos, que possuem venda e divulgação restrita.
Foi pensando justamente nesse cenário que decidimos elencar algumas formas simples que podem ajudar você a aumentar suas vendas.
1 – Ofereça variedade de produtos
Hoje em dia, os medicamentos nem sempre são os produtos mais vendidos em farmácias. Por isso, além desses, é importante investir em outros produtos queridinhos do público e que não possuem restrições de venda. Alguns deles são os perfumes, as maquiagens e os cremes hidratantes.
Mais do que isso, é preciso entender o perfil de consumo dos seus consumidores e potenciais clientes, oferecendo o que eles querem quando mais precisam. Um exemplo disso é abastecer-se com os produtos que eles mais buscam em determinados períodos, identificando necessidades sazonais, como protetores solares no verão.
2 – Tenha uma equipe capacitada e engajada
Leve em consideração que, em grande parte das vezes, os seus clientes buscam o seu serviço quando estão passando por algum desconforto ou procurando melhorar o seu bem-estar. Portanto, é indispensável que eles possam contar com um atendimento diferenciado e o mais humano possível.
Invista em capacitações para seus funcionários para que eles entendam o seu público e antecipem necessidades, agindo menos como vendedores e mais como consultores.
3 – Busque a fidelização dos seus clientes
Tenha em mente que de nada adianta atrair clientes novos se você não dispor de uma estratégia para fidelizar os que já tem. É mais vantajoso para a sua farmácia fazer com o que os seus atuais consumidores voltem a comprar de você e, mais do que isso, indiquem a sua marca! Para isso, é importante conhecer a fundo o seu público-alvo e desenvolver estratégias para cativá-los e incentivá-los a tornarem-se assíduos.
4 – Invista no marketing promocional
Uma dica para aumentar as vendas que vale para vários modelos de negócios, mas que tem um apelo especial para o ramo das farmácias, é o marketing promocional. Basicamente, é uma forma de construir um relacionamento duradouro com os clientes e fidelizá-los por meio de ações exclusivas.
Pode ser tanto um cartão fidelidade, que incentiva o cliente a pontuar durante as compras, como ofertas e brindes especiais, que mostram o diferencial da sua marca e podem influenciá-los na decisão de compra!
Marketing farmacêutico: uma ajuda a mais para as suas vendas.
5 – Não esqueça dos ímãs de geladeira!
E, por último, um grande aliado nas estratégias de vendas das farmácias, e que pode servir como suporte para todas as outras dicas acima: o imã de geladeira. Além de ser uma forma prática de divulgar a empresa, fornecendo o logo e um telefone para contato (como é o caso do ímã de delivery), os ímãs hoje possuem infinitas funcionalidades!
Você pode oferecer um folheto com ímã, trazendo as últimas ofertas da sua farmácia ou mesmo dicas de saúde e bem-estar. Como também um memo board ou bloco de anotações magnéticos, que permitem anotar nomes e horários de medicamentos e fixá-los em um lugar à vista. São várias formas de ampliar a experiência dos seus clientes e, ao mesmo tempo, fixar a sua marca entre as preferidas!
Com essas dicas, você já sabe como vender mais em farmácia de forma simples e eficaz.
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