Concorrência no ramo de Farmácias e Drogarias.

Concorrência no ramo de Farmácias e Drogarias.

Quero centrar este artigo num episódio real que aconteceu numa cidade onde fui ministrar curso de Administração Prática para Farmácias e Drogarias. Por motivos óbvios, prefiro não citar o nome da cidade para evitar polêmicas e constrangimentos. O fato é que cheguei à cidade um dia antes do curso e resolvi sair para conhecer um pouco do comércio local, aproveitando para visitar algumas farmácias. Ao perguntar a farmacêuticos e atendentes presentes nos estabelecimentos se iriam ao curso, me surpreendi com o teor das justificativas: “Não posso, pois não tenho ninguém para ficar no meu lugar este fim de semana”; “Não posso, porque amanhã à noite tenho que ir a uma feira de artesanato numa cidade vizinha”; Não posso, porque dei folga para meu funcionário no sábado”; Não posso, pois amanhã vou aproveitar o sábado para pintar a farmácia.

Na contramão da diversidade de justificativas, uma coisa chamou a atenção: havia um viés de lamentações em todas elas. Por exemplo: “Está difícil demais trabalhar com farmácia, pois as grandes redes já chegaram aqui e dão descontos que não temos condições de praticar”; “Foi-se o tempo em que ganhávamos dinheiro com farmácia, agora, com esta concorrência, trabalhamos para pagar as contas e nada mais”. A maior parte das reclamações eram voltadas aos concorrentes.

Outro fato que me chamou a atenção nas conversas foi que, em várias dessas farmácias, era perceptível a limitação do mix de produtos de Higiene, Perfumaria e Cosméticos, espaço mal explorado, ausência total de gerenciamento de produtos por categorias, ausência de PBM`s e inexistência de uma administração profissional.

Agora, pasmem: o valor a ser investido no curso era de apenas R$ 50,00, pois duas entidades estaduais e locais estavam subsidiando minha ida até lá. Ou seja: a oportunidade de se qualificar batendo às portas e sendo desprezada. Normalmente, o curso custa R$ 1.500,00 por pessoa.

Esse comportamento passivo infelizmente reflete o que acontece em muitas das farmácias do varejo farmacêutico independente. Balconistas e farmacêuticos se envolvem numa infinidade de tarefas operacionais e não dedicam parte do seu dia àquela que deveria ser sua principal tarefa: analisar os resultados financeiros, ou seja, estudar os números do seu negócio para tomar decisões e serem competitivos.

Eu deixo aqui as seguintes indagações. Faça-as a você mesmo e analise o seu perfil de gestor:

Qual foi a última vez que você participou de uma feira do setor visando conhecer tendências e novidades?
– Qual foi a última vez que você participou de um curso focado em gestão, contabilidade para empresários, marketing, gestão de pessoas, técnicas em vendas e outros?
– Você alguma vez atravessou a rua e parou, olhou e pensou o que faz o seu cliente entrar na sua farmácia em vez de se dirigir ao concorrente ou vice-versa?
– Ultimamente, você tem reclamado muito da alta carga tributária?
– Você culpa o concorrente pelos resultados ruins?
– Você acha que está sendo lesado?
– Você é associado a ABCFARMA? Recebe a revista ou está lendo este artigo pelo computador?

Aos gestores do varejo farmacêutico independente digo que não há outra alternativa para crescer, ser competitivo e atingir os resultados planejados a não ser investir em conhecimento.

Avaliando a situação, percebemos porque muitas farmácias e drogarias pagam impostos indevidamente, não sabem precificar os produtos, não sabem qual o estoque ideal para não ter ruptura de produtos e para não afetar o fluxo de caixa, não sabem repor a mercadoria vendida, desconhecem e não utilizam indicadores de performance para monitorar seus resultados, não possuem um gerenciador financeiro para fazer a reconciliação bancária e comparar a movimentação financeira do sistema de informática com a conta corrente.

Peço desculpas se pareço aqui um tanto crítico, mas meu objetivo não é “pregar sermão” a ninguém, mas mostrar que, na maioria das vezes, nosso maior concorrente está atrás do nosso próprio balcão. Não confundam dedicação com gestão de alta performance. Às vezes, você é dedicado, mas está se dedicando da forma errada a seu negócio.

Encerro meu artigo com as seguintes recomendações:
– Fique sempre de olho no calendário de eventos na sua região. As entidades representativas do segmento, laboratórios e distribuidores de produtos organizam com frequência cursos de capacitação em diversas áreas do conhecimento.
– O verdadeiro gestor é aquele que consegue olhar e analisar sua empresa do lado de fora, portanto, faça isso com relativa frequência.

Fonte:  ABCFARMA

2 Responses

  1. valdevan azevedo disse:

    condordo plenamente, pois já passei por isso, e hoje vejo o quanto mudei, as vezes reclamamos muito sem fazer uma auto avaliação, e buscar melhorias.

  2. Maria de Fatima disse:

    muito interessante quando vocês irão ter esse curso aqui em uberlandia gostaria muito de ir quando tiver

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