Conheça cada cliente na sua farmácia ou drogaria
Conhecer o perfil de cada cliente na farmácia é fundamental para superar as expectativas do consumidor. É importante lembrar que a venda só pode ser considerada um sucesso quando o cliente tem uma ótima experiência de compra e sai satisfeito da drogaria.
O empresário farmacêutico precisa ter atenção ao planejar as compras e escolher o mix de produtos de acordo com a perfil de cada cliente na farmácia. Além disso, é fundamental gerenciar as categorias na gôndola, escolher bons fornecedores, ter preços competitivos, proporcionar atendimento capacitado e acompanhar as tendências do mercado.
Entenda o perfil dos clientes e saiba como melhorar o atendimento na drogaria
Para entender o perfil de cada cliente na farmácia e planejar o dia a dia do negócio é importante lembrar que no ponto de venda podem circular diferentes tipos de públicos entre jovens e adultos. Cada consumidor pode ser classificado em relação à idade, sexo, preferências e objetivo de compra. Conheça o perfil de alguns deles e prepare a estratégia da farmácia para oferecer o melhor atendimento!
Público masculino nas farmácias busca praticidade
Objetividade é uma característica comum no perfil dos homens e essa particularidade os acompanha no varejo. Em geral quando o público masculino se dirige à farmácia já sabe o que deseja comprar e busca diretamente o produto.
Dentro do universo masculino, para entender o perfil de cada cliente na farmácia, é importante lembrar que o comportamento de compra dos homens valoriza a praticidade e a rapidez. Isso porque esse tipo de público é bastante assertivo e usa menos tempo para fazer comparações e outras análises durante a compra.
Conheça o perfil do cliente para oferecer o que ele busca na loja
Se a farmácia tem um público masculino que frequenta academias, por exemplo, é interessante estudar a possibilidade de ter um espaço maior na loja para exposição de produtos que possam gerar mais interesse, como suplementos de vitaminas, proteicos, isotônicos e similares.
Demonstração de produtos agradam as mulheres
Enquanto os homens preferem uma experiência de compras mais objetiva, as mulheres geralmente gostam de explorar as gôndolas em busca de novidades e preços.
Para encantar o perfil feminino, uma boa opção é estimular o lado emocional com estratégias de marketing sensorial. Nesse caso, promover a experimentação de novos perfumes, cremes e demonstração de maquiagens pode agradar diversas faixas etárias e conquistar mais clientes.
Entenda a importância de identificar o público-alvo da farmácia
É importante lembrar que as mulheres valorizam o conforto e a beleza, por isso dão preferência às lojas bonitas, organizadas, com sortimento adequado às suas necessidades e estilo de vida.
Apesar das diferenças encontradas no perfil de cada cliente na farmácia, a grande parte das mulheres vai à drogaria em busca de itens de higiene e beleza. Portanto, é interessante ter seções voltadas para esse tipo de público com os lançamentos e promoções em locais bem destacados.
A disposição das categorias no ponto de venda precisa facilitar a visualização dos produtos pela cliente, mas também precisa incentivá-la a percorrer outras áreas da loja. Dessa maneira cria-se mais oportunidades para aumentar o ticket médio da compra se a consumidora decide escolher outros produtos de interesse.
Idosos priorizam o cuidado no atendimento
Para agradar ao público idoso é fundamental que o atendimento no PDV seja empático, pois esse perfil de consumidor busca atenção especial no momento da compra. Além disso, é preciso atender com cuidado e paciência, pois as pessoas mais idosas podem apresentar dificuldades para enxergar ou ouvir e até restrições para andar na loja.
Vale ressaltar que no Brasil a expectativa de vida está em crescimento e o público da terceira idade tem aumentado com o passar dos anos. Nesse cenário existe uma grande oportunidade para o desenvolvimento de estratégia no varejo farmacêutico para os clientes idosos.
Saiba como adequar a estratégia da drogaria ao envelhecimento da população
Além dos produtos de uso contínuo que esse público já busca na loja, vale ressaltar que os cuidados com a saúde também englobam a prevenção. Por conta disso, categorias como vitaminas e nutracêuticos dirigidos a esse público podem aumentar o ticket médio da drogaria e oferecer um diferencial na atenção que muitas vezes esse tipo de consumidor espera no balcão da farmácia.
Para atender bem o perfil de cada cliente na farmácia é preciso, por exemplo, levar em consideração as necessidades de locomoção que os idosos têm no ponto de venda. Manter a loja bem iluminada, ampliar o espaço dos corredores e organizar os produtos para facilitar a visualização e alcance dos idosos são atitudes essenciais para fidelizar esse público. Lembre-se também que o bom atendimento e relacionamento são palavras de ordem, já que eles gostam de conversar e serem ouvidos.
Preocupação deve abranger todos os perfis de cliente
Para engajar e fidelizar os consumidores é preciso conhecer os hábitos de compra e montar a sua farmácia para ficar mais agradável e acessível.
O gestor precisa evitar filas, disponibilizar um atendimento sempre capacitado, além de um mix correto de produtos. As técnicas de gerenciamento por categorias também são importantes para o negócio.
Manter a loja organizada, limpa e sinalizada, além de expor todos os produtos corretamente precificados é fundamental para alcançar os objetivos de vendas. É importante lembrar que o perfil do cliente pode variar, mas todos buscam qualidade ao fazer compras na farmácia.
Fonte: FARMARCAS