Conhecer os produtos é essencial para conquistar a confiança do cliente

Conhecer os produtos é essencial para conquistar a confiança do cliente

Um dos principais desafios de uma empresa de varejo é conquistar a confiança do cliente. Numa farmácia, onde falamos de saúde e bem-estar, o desafio é ainda maior. Para alcançar esse objetivo é preciso ter uma equipe bem treinada e preparada para dar total assistência ao cliente.

Muitos empresários utilizam as comissões sobre as vendas para estimular os balconistas a manterem maior foco e atenção no cliente durante o atendimento, mas, além disso, é essencial que o colaborador esteja capacitado para tirar dúvidas e auxiliar o consumidor no momento da compra.

Esse fator é essencial para conquistar a confiança do cliente.

Empatia no processo de vendas

Quando falamos de vendas, temos que nos colocar no lugar dos clientes. Pense em uma situação em que você vai comprar medicamentos para alguém da família. Se você vai a uma farmácia e o balconista demonstra que não conhece os produtos que você busca ou não sabe passar uma orientação quanto à utilização do remédio, você volta a comprar naquela loja? Certamente não. E com os seus clientes a situação é absolutamente idêntica.

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Esse sentimento de empatia, ou seja, da capacidade de colocar-se no lugar do outro é fundamental em qualquer processo de vendas, principalmente quando falamos de varejo farmacêutico.

Para conquistar a confiança do consumidor, o balconista precisa demonstrar atenção e conhecimento do produto, além de disposição em ouvir e compreender as necessidades do consumidor no momento da compra.

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Capacitação para evoluir o negócio

Um bom gestor deve sempre buscar a evolução do negócio, seja por meio da ampliação da loja (mudança de ponto) ou da abertura de mais filiais da farmácia, mas é preciso lembrar que treinamento e a capacitação de sua equipe devem sempre estar entre as prioridades, porque os balconistas são a principal ferramenta de vendas da sua farmácia.

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Oferecer menor preço e grandes descontos é fator importante na decisão de compra do consumidor, mas isso não será suficiente se cada atendente não conhecer bem o produto que está vendendo.

Este é um erro fatal num mercado tão competitivo como o farmacêutico.

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Então, esteja sempre próximo de seus colaboradores, ouça as dúvidas e coloque-se à disposição para ajudar em caso de dificuldade, assim eles conseguirão vender cada vez mais e melhor.

Fonte: Guia da Farmácia

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