Criatividade para aumentar as vendas

Criatividade para aumentar as vendas

Em uma farmácia, grande parte dos produtos são procurados por consumidores somente em casos de necessidade ou urgência, como doença.

Por isso, nem sempre é fácil aplicar ações que impulsionam a saída de produtos.

Se você é gestor de uma farmácia e quer saber o que fazer para aumentar as vendas, é só continuar a leitura do texto e conferir as dicas que separamos sobre esse assunto. Acompanhe!

Aumente seu mix de produtos

Se você quer aumentar suas vendas, diversifique o mix de produtos. Como assim?

Quando o cliente procura uma farmácia, ele não encontrará somente remédios ou itens relacionados a isso nos balcões. Em grande parte, os gestores se preocupam em oferecer diferenciais, como os produtos de beleza, cuidados com o cabelo e por aí vai.

Ou seja, ter à disposição do consumidor todos esses itens contribuem para um aumento do ticket médio de seu estabelecimento.

Além disso, como comentamos, quando as pessoas recorrem a uma farmácia, elas têm um item específico em mente.

Imagine que um cliente procura por um determinado tipo de protetor solar. Se não encontrar em seu estabelecimento, a tendência é que ele busque outras alternativas, que são os seus concorrentes. Você percebeu a importância de garantir um bom mix de produtos?

Para saber por onde começar e como planejar seus pedidos, fique atento naqueles itens que têm uma saída maior e que estão sendo mais procurados.

Fazer isso aumenta suas chances de venda e consequentemente, cresce também os seus lucros! 

Divulgue seu estabelecimento

A divulgação é crucial para quem quer ter mais vendas. Não é à toa que existem hoje diferentes estratégias de marketing e propaganda, para os mais diversos tipos de pessoas.

Então, divulgue seu estabelecimento, seja por meio de panfletos, presença nas redes sociais ou até mesmo estratégias mais sólidas de marketing digital.

Todos os canais de comunicação são uma boa oportunidade para promover os seus produtos e preços.

Vale planejar promoções, sorteios ou outros métodos que chamam a atenção do público e engajem os clientes com a proposta criada pela farmácia. 

Tenha uma equipe treinada

O resultado das vendas não depende somente do gestor. A equipe que atende o público tem um papel fundamental no desempenho do estabelecimento.

Em alguns casos, os gestores sentem dificuldade para motivar o time e com isso, não encontram soluções para melhorar a produtividade e o atendimento dos colaboradores aos consumidores.

Se esse é o seu caso, invista em treinamentos e capacitações que agreguem valor aos funcionários. Crie ações internas que sejam úteis para o crescimento profissional de cada um deles e busque incentivá-los a compreender a necessidade de cada cliente.

Um dos pontos mais importantes para uma equipe de vendas é ter conhecimento sobre os produtos que serão vendidos.

Nesse sentido, fornecer informação adequada sobre os itens  e prepará-los para atender de uma maneira eficiente e personalizada é de grande importância para o público e pode ser decisivo para a fidelização.

Lembre-se de que um dos aspectos mais relevantes para os clientes durante uma compra é a forma como o atendimento foi realizado.

 Como ser um bom líder, e melhorar os resultados da sua farmácia

Defina metas e objetivos

Estabelecer metas é uma boa opção para quem deseja atingir um objetivo. Afinal, quando você determina um destino e o trajeto que será percorrido fica bem mais fácil alcançar aquilo que foi planejado, não acha?

Inicialmente, conheça quais são os pontos fracos de seu estabelecimento e estude quais são as ações que serão colocadas em prática para solucionar o problema. Saber o que seus clientes pensam e quais são as preferências e necessidades deles também é um fator que deve ser levado em conta na hora de determinar o que você quer alcançar.

Feito isso, estipule metas mensuráveis, de acordo com sua realidade.

No entanto, é válido acompanhar sempre que necessário o andamento dessas metas. Assim, é possível entender se há ajustes para serem aplicados ou se determinada ação teve uma resposta positiva do público.

Veja também: Atenção ao atendente

Aposte na identidade visual

A organização visual dos produtos é um grande aliado para vender mais. Quando você investe em um ambiente atrativo para os consumidores, isso, por sua vez também será um diferencial em sua farmácia e contribuirá para aumentar as vendas.

Expor os itens de forma estratégica colabora para que o cliente tenha uma visão adequada do produto.

Cuide com o posicionamento deles nas gôndolas, então, evite deixá-los virados, deitados ou que não estejam totalmente visíveis para o público.

Produtos lucrativos ou que tenham uma grande parcela no resultado de vendas devem ficar localizados em locais estratégicos, facilitando o acesso do consumidor.

Busque observar tendência de compra em seus clientes. Dessa forma, é possível organizar as prateleiras de acordo com o perfil do público, impulsionando o crescimento das vendas.

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