Dicas importantes para o sucesso da sua farmácia ou drogaria.
O sucesso da farmácia depende da existência de clientes/pacientes que necessitem adquirir os produtos e serviços ofertados.
Você já tem um ponto importante a seu favor, que é a certeza de que pessoas frequentam farmácias e, portanto, já compram estes produtos. Isto é, o negócio que deseja montar não é inédito. Não está sendo inventado por você justamente agora. Já existia antes.
Existem pessoas interessadas em comprar os produtos de sua farmácia e pacientes que necessitam dos serviços prestados nesse estabelecimento. Mas onde estão estas pessoas? Então você acaba de receber seu terceiro desafio: fazer com que as pessoas que já compram, que já frequentam farmácias, passem a frequentar a sua, e também que outras pessoas que ainda não frequentam nenhuma comecem a frequentar a sua. Se você vai iniciar este negócio, antes de montar você precisa saber o que fazer para que as pessoas sejam atraídas para a sua farmácia.
O que devo fazer para que frequentem minha farmácia?
A expressão que se usa para isto é estratégia de mercado. Você precisa ter a sua. Você não poderá escapar desta obrigação que tem para com sua empresa, ou seja, definir, aplicar, melhorar e evoluir uma estratégia de mercado.
✓ O que você fará para informar aos interessados em farmácia que a sua empresa existe?
✓ O que você fará para despertar a atenção e interesse deles?
✓ O que você fará para que um número suficiente destes clientes venha para a sua farmácia ou também a frequente?
✓ O que você fará para que um número suficiente de clientes deixe de frequentar farmácias concorrentes, ou deixe de frequentar somente seus concorrentes e use também a sua farmácia?
Não será exagero dizer que nestas respostas está o segredo do sucesso deste negócio.
Este segredo será desvendado aos poucos, na medida em que você obtiver mais conhecimentos e desenvoltura no negócio farmácia.
Podemos arriscar dizendo que seus futuros clientes querem vantagem. Frequentarão sua farmácia se obtiverem maiores vantagens. Descobrir estas vantagens é fruto de percepção e de sensibilidade para com o mercado.
Mas o que são vantagens? Geralmente, são pequenos detalhes.
✓ Comodidade e beleza: quando dá prazer frequentar o ambiente de sua farmácia;
✓ Bom atendimento: o cliente fica sempre satisfeito mesmo quando sua farmácia não dispõe do que ele deseja;
✓ Interesse em satisfazer, resolver: o cliente é sempre ouvido e suas opiniões consideradas;
✓ Diferenciação: o cliente percebe algo de especial na farmácia;
✓ Personalização: a ideia de que este cliente é especial;
✓ Confiança e credibilidade: você passa a ideia de que a satisfação dele é mais importante para você do que a venda;
✓ O estabelecimento age com ética e segue a legislação vigente, além de estar realmente preocupado com a saúde dos pacientes;
✓ Higiene: percebida em detalhes;
✓ Exposição: o cliente percebe que para se satisfazer não depende de ação sua, mas do que ele percebe na sua farmácia, da forma como ela funciona;
✓ Crédito e facilidade de pagamento: sua empresa se adapta ao nível de renda do seu público;
✓ Serviços adicionais: na prática você entrega satisfação e saúde, não somente produtos ou serviços pelos quais os clientes já pagam;
✓ Valorização do cliente, respeito e seriedade: os direitos do cliente você reconhece em todos os detalhes de sua operação;
✓ Flexibilidade e adaptabilidade: de algum jeito sua farmácia deve satisfazer;
✓ Inovação: sua farmácia é atualizada (esta imagem tem de ser constante);
✓ Garantias: para o cliente ter certeza e confiar que não terá prejuízos. Há também aquelas “vantagens” tradicionais que muitos pensam que são decisivas mas não são, dependem de como você as utiliza:
✓ Preço: nem sempre menor preço significa capacidade de atração de clientes;
✓ Variedade: nem sempre investir em variedade de equipamentos, serviços e produtos é atrativo;
✓ Localização: o ponto por si só não é fator de sucesso, um bom ponto pode ser feito.
Você encontrará respostas para todas estas questões se observar empresas existentes, se aprender com quem já está fazendo, com quem está fracassando ou com quem está tendo sucesso. Não pode, de maneira alguma, imaginar que basta abrir o negócio que os clientes virão.
Não virão. Você precisa ir buscá-los. Cada empresa descobre um jeito. Este é seu terceiro desafio. Sua terceira meta a ser alcançada.
Então, de novo chamamos sua atenção:
✓ Pesquisando e observando seus concorrentes, e conhecendo bem o gosto de seus clientes, você conseguirá desenvolver diferenciações em sua farmácia para atraí-los.
✓ É necessário estudar bem o assunto estratégia de mercado para poder desenvolver sensibilidade e flexibilidade para rápida adaptação às necessidades e encantamento de clientes. Faça cursos, inclusive, procure o Sebrae-SP, onde encontrará orientação segura, detalhada e gratuita sempre que precisar.
Mas a marca de sucesso deste negócio é o permanente retorno do investimento.
Fonte: SEBRAE