Dicas para a sua Black Friday
Todos os anos no mês de novembro, várias pessoas ao redor do mundo esperam pela última sexta-feira do mês, conhecida como Black Friday.
Esse dia tradicional tem sido cada vez mais divulgado e esperado, principalmente por consumidores que passaram meses ou até mesmo o ano pensando em comprar algo, mas que não efetuaram a compra por causa do alto valor do produto que desejavam.
Porém, com os descontos oferecidos no mês que antecede o Natal, cria-se um novo interesse nos clientes que, nesse dia específico, conseguem perceber a possibilidade de comprar o que queriam por um preço que eles podem pagar. É por isso que lojas e sites do mundo inteiro ficam congestionados de pessoas nessa época, todas interessadas em adquirir um produto novo.
E é sobre isso que vamos falar no post de hoje. Trouxemos aqui algumas dicas para te ajudar a definir bem suas estratégias nesse dia que é comprovadamente a melhor sexta-feira para vendas do ano.
Invista em estratégias de marketing
Se você é um empreendedor engajado, sabe que é preciso se planejar com antecedência para que seus objetivos sejam alcançados com sucesso.
É por isso que você já pode pensar em seus objetivos para vender mais na Black Friday porque, assim, você conseguirá também planejar melhor suas estratégias de marketing para atrair mais visibilidade para seu negócio.
Invista em envio de e-mails, crie banners para postar em suas redes sociais, faça vídeos no YouTube e utilize das mais variadas formas de atrair a atenção das pessoas para o que está por vir.
Esse tipo de estratégia te ajudará a gerar uma expectativa nos consumidores, que ficarão atentos ao que você tem a oferecer.
Dê descontos que valham a pena. Com as promoções oferecidas na Black Friday, o ticket médio de seu produto cairá naturalmente, mas, em compensação, você ganhará mais em volume de vendas.
É claro que você não deve desvalorizar demais seu produto! É importante que você faça uma pesquisa para ver o que seus concorrentes fizeram no passado e que você pense em um preço que seja justo para você
É importante destacar que você não conseguirá vender mais na Black Friday se der descontos insignificantes. Já ouviu a expressão “a metade do dobro”?
Muitos usuários acreditam que as lojas tentam enganá-los durante essa época do ano. Por isso, para se destacar, você precisa mostrar que quem comprar nesse dia terá mesmo descontos incríveis.
Mesmo que você diminua, por exemplo, 30% do valor de seu produto, você consegue recuperar esse valor com a quantidade de vendas que efetuar. Isso porque uma boa promoção na Black Friday aumenta a visibilidade de sua marca, uma vez que suas campanhas têm potencial de atingir um público diferente.
A regra é simples: o preço diminui, o interesse e as compras aumentam. O que contará, neste dia, será seu volume de vendas.
Diversifique os meios de pagamento
Se você só aceita dinheiro para concluir alguma transação, que tal pensar em outros formatos, como cartão de crédito, pagamento parcelado, dividir o valor em dois cartões, desconto maior no dinheiro caso a pessoa leve outro produto.
É claro que esses novos meios de pagamento não precisam ser mantidos durante todo o ano. Mas se você achar que é possível diversificar mais as formas como seu cliente poderá pagar pelo produto, e se isso for interessante, aproveite esse dia para expandir esses meios.
O importante aqui é entender bem o perfil de seu consumidor ideal e buscar maneiras de facilitar a experiência de compra. Assim, é mais provável que ele volte sempre que precisar de algo que sua marca oferece.
Conclusão
Pensar estrategicamente é também conseguir perceber que, nem sempre, o valor alto de um produto será o fator principal para o aumento de suas vendas. Por isso, aproveite este mês e faça um teste com um de seus produtos para conseguir medir se o crescimento na quantidade de vendas será realmente relevante para seu negócio.
Como dissemos, essa é uma oportunidade para expandir a divulgação de sua marca. Então, aproveite não apenas para vender mais na Black Friday, mas também para trazer mais clientes para seu negócio, pois são eles que poderão indicar a sua marca, o seu negócio.