Dicas para melhorar o seu atendimento na drogaria
Os farmacêutico e atendentes de farmácia que atuam no atendimento ao público precisam ser treinados para adotar boas práticas e uma correta postura profissional, com o objetivo de passar ao cliente uma sensação de bem-estar, além de agregar credibilidade à drogaria.
Para que você saiba como melhorar o atendimento na farmácia, nós elaboramos essas dicas essenciais.
Tenha sempre um olhar positivo
É preciso entender que, muitas vezes, as pessoas que procuram farmácias para comprar medicamentos estão passando por situações difíceis em suas vidas pessoais, como duros tratamentos de saúde ou possuem familiares com doenças graves.
Sendo assim, caso os clientes façam comentários sobre essas situações, tente levar a conversa sempre com um olhar mais positivo, explicando que seguindo as orientações médicas e fazendo o uso dos medicamentos de forma adequada, certamente será possível lidar com o problema de uma maneira melhorada.
Não faça julgamentos precipitados
Evite fazer julgamentos precipitados sobre os clientes que entrarem na loja. Não é porque uma pessoa usa roupas simples que ela não tem dinheiro para gastar na farmácia, por exemplo.
Cada um tem seu estilo e todos merecem respeito e cordialidade no atendimento. Deve-se tratar todos os clientes com igualdade, sempre prezando para que eles tenham uma boa experiência em seu estabelecimento.
Tenha empatia com os clientes
Ter empatia significa saber se colocar no lugar do outro. Isso é muito importante não apenas no atendimento em farmácias, mas em qualquer função que seja necessário trabalhar com o público.
Sempre que for atender alguém, coloque-se emocional e psicologicamente no lugar daquele cliente, pensando em como você gostaria de ser atendido se estivesse naquela posição.
Veja também: Atenção ao atendente
Conheça os detalhes dos produtos vendidos
É claro que um atendente de farmácia em início de carreira e com pouca experiência na área ainda não tem muito conhecimento sobre fórmulas dos medicamentos genéricos, categorias dos produtos, legislação, posologias etc. No entanto, é importante estudar sobre essas questões, visando sempre passar confiabilidade e também ser mais ágil no atendimento ao cliente.
Também é fundamental, e exigido por lei, que a farmácia tenha sempre um farmacêutico responsável em todos os turnos de atuação do estabelecimento. Assim, sempre que houver dúvidas sobre remédios e outros produtos vendidos, esse profissional poderá orientar os atendentes prontamente.
Tenha uma boa apresentação pessoal
O atendente de farmácia precisa estar sempre limpo, com cabelos arrumados, barba feita e usando o uniforme do local. A apresentação pessoal é imprescindível para que as pessoas tenham uma boa imagem da farmácia, sem que essa seja a de um local desleixado e com pouco preparo para receber a clientela.
Se você seguir essas dicas para melhorar o seu atendimento na farmácia, certamente poderá oferecer um serviço de melhor qualidade para as pessoas que se tornarão fiéis clientes do estabelecimento.
Que tal começar mostrando a todos que você está sempre em busca de novos conhecimentos? O que o sistema Unifar pode fazer por você?