Entenda como as cores da sua farmácia podem influenciar nas vendas
Os seres humanos estão acostumados a perceber situações do cotidiano através das cores. Ou seja, elas se tornaram tão importantes em cada tomada de decisão, que cada cor que os olhos veem pode despertar um sentimento ou atitude diferente. Você sabia que as cores da sua farmácia também podem influenciar nas suas vendas?
Justamente, pensando nesta relação entre as cores e tomadas de decisão, que vamos falar sobre a influência delas nas vendas da sua farmácia. As cores podem se tornar fortes aliados, caso você esteja pensando em melhorar os seus números de vendas, confira.
Qual é a cor certa para o ambiente farmacêutico?
Todo o ambiente influencia na hora de escolher as melhores cores para a farmácia. Primeiro passo a se fazer é verificar o tamanho do ambiente da farmácia e como os produtos estão expostos em cada região.
Mas porque é preciso saber as dimensões do ambiente? É simples, se o ambiente possuir dimensões menores, use a cor branca nas paredes e teto. A cor branca ajuda aumentar a percepção de espaço, fazendo com que seja um lugar maior para o consumidor. Além disso, o branco reflete luz, com um bom projeto de iluminação, os dois podem trabalhar bem juntos e trazendo até economia de energia.
Caso você pense em usar cores mais escuras na parede e no teto, saiba que o efeito é inverso ao efeito do branco. O ambiente fica sendo notado como menor para os clientes e o gasto para manter toda a farmácia iluminada será maior.
Caso você não queira tanta neutralidade com a cor branca, você também pode optar por tonalidades de verde. O verde é uma cor que, em muitos casos, é usada em centros médicos pois tem o intuito de acalmar o paciente, trazendo tranquilidade e equilíbrio. Opte por um verde com um tom mais claro para trazer essa paz ao ambiente.
Qual a cor correta dos uniformes?
As tonalidades de cores possuem seus pontos fortes e fracos, portanto, é preciso ficar atento na hora de escolher a cor do uniforme dos funcionários. É claro que não dá para prever a reação do cliente ao ver uma cor, mas você pode ter uma noção para escolher a cor certa do uniforme, passando confiança no atendimento.
Se a intenção é passar um ar mais amigável da parte dos funcionários, escolher cores claras é a melhor opção. Você também pode optar por cores mais vibrantes e vivas, isso transmite um ar de entusiasmo e felicidade ao atender um cliente. Por exemplo, tons claros como amarelo, rosa e azul, passam esse tipo de impressão.
As cores como marrom claro e o bege transmitem a impressão de ser um ambiente mais caloroso e acolhedor. Caso você queira passar um ar de maturidade e credibilidade, neste caso, tons escuros podem ser optados. Azul marinho, vinho, preto, verde-musgo e marrom escuro são escolhidos para passar essa impressão.
Só as cores não promovem mudança total nas vendas, preste atenção em outros pontos da loja
É sempre importante lembrar que apenas as cores da loja ou do uniforme dos funcionários, não promovem todas as mudanças nas vendas. É preciso estar atento aos detalhes como a vitrine, organização do ambiente e organização dos produtos nas prateleiras.
A iluminação do ambiente também é importante. Um ambiente bem iluminado, com auxílio das cores, chama atenção de quem passa e induz a pessoa a entrar e, quem sabe, comprar algum produto. Todos os pontos tem sua parcela de importância quando se trata em melhorar o ambiente e as vendas da sua farmácia, portanto, fique atento também aos detalhes.
Melhorar o ambiente para que as vendas cresçam é o objetivo de diversas pessoas e mudanças são sempre bem vindas. Siga as dicas que nós do Sistema Unifar estamos fornecendo no intuito de melhorar o seu negócio, para crescermos juntos.